Notícias

Festival das Mulheres no Improviso integra programação do mês da Mulher em Campina Grande

publicado: 08/03/2022 09h50, última modificação: 08/03/2022 09h50

Campina Grande sedia, nesta sexta-feira (11), a terceira edição do Festival Mulheres no Improviso (FEMI), que integra a programação do Mês da Mulher, da Fundação espaço Cultural da Paraíba (Funesc). O evento ocorre às 20 horas, no Cine Teatro São José e traz um time de cantadoras nordestinas de diferentes gerações, que se apresentarão em duplas: Minervina Ferreira (PB) e Francisca Maria (PB); Fabiane Ribeiro (MA) e Lucinha Saraiva (CE); Santinha Maurício (PE) e Maria da Soledade (PB); Toinha Brito (CE) e Damiana Pereira (CE).

O III FEMI também faz parte de uma edição especial do ‘De Repente na Estrada’, projeto de incentivo à cultura popular idealizado pela Funesc e apresentado pelo declamador Iponax Vila Nova, que até o fim do ano percorrerá 12 municípios paraibanos, promovendo cantorias de violeiros de todo o Nordeste.

De acordo com Iponax, durante o FEMI não haverá julgamento das duplas participantes, como costuma acontecer em competições. “Mas, como é um festival, cada uma delas deverá cantar uma sextilha, um mote em sete e um mote em dez, tudo sorteado na hora, no intuito de provocar o improviso. Elas só saberão o que vão cantar no momento da apresentação”, reforçou o apresentador.

Embora o repente e a cantoria sejam reconhecidos internacionalmente, a presença das mulheres como produtoras dessa arte não é algo recorrente, havendo predominância masculina no universo do improviso. No entanto, elas vêm se destacando e superando obstáculos, trazendo novas temáticas e, muitas vezes, reflexões políticas e sociais sobre a condição feminina.

Para Iponax, eventos como este, com a participação de mulheres oriundas de diversos estados, de faixas etárias variadas e realidades diferentes, podem funcionar como um incentivo para novas artistas e também para que outras cidades venham a realizar festivais deste tipo.

O FEMI terá formato híbrido, sendo aberto ao público presencial (mediante uso de máscaras e apresentação de passaporte vacinal) no Cine Teatro São José, mas também transmitido ao vivo pela internet, no canal Iponax Vila Nova, no YouTube. A realização do Festival conta com o apoio do Clube do Repente, Detran-PB e Governo do Estado da Paraíba.

Serviço

III Festival Mulheres no Improviso - FEMI

Sexta-feira, 11/03/2022, às 20h

Participantes: Minervina Ferreira (PB) e Francisca Maria (PB); Fabiane Ribeiro (MA) e Lucinha Saraiva (CE); Santinha Maurício (PE) e Maria da Soledade (PB); Toinha Brito (CE) e Damiana Pereira (CE).

Apresentação: Iponax Vila Nova

Local: Cine Teatro São José, em Campina Grande.

Transmissão: Youtube Iponax Vila Nova