CICC de Campina Grande realiza alinhamento de Procedimentos para Proteção da Mulher

publicado: 21/09/2023 12h23, última modificação: 21/09/2023 12h24
WhatsApp Image 2023-09-21 at 11.48.50.jpeg

Na manhã desta quinta-feira (21), o Centro Integrado de Comando e Controle de Campina Grande (CICC) promoveu uma importante reunião de alinhamento de procedimentos visando aprimorar a atuação das autoridades locais no combate à violência doméstica e familiar contra a mulher. A reunião foi convocada pela coordenadora do CICC, coronel BM Jousilene Sales, e reuniu uma equipe multidisciplinar composta por representantes dos órgãos envolvidos no enfrentamento a esse tipo de violência.

Estiveram presentes na reunião os comandantes do 2º e do 10º Batalhão da Polícia Militar, além dos coordenadores de policiamento das respectivas unidades. Também participaram da discussão a delegada da mulher de Campina Grande, Karine Vasconcelos; a coordenadora do Programa Integrado Patrulha Maria da Penha, Mônica Brandão; a gerente executiva de Equidade de Gênero da Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana, Joyce Borges; a tenente Ramayana Cardoso, representante da Patrulha Maria da Penha em Campina Grande e a delegada Nercília Dantas, que atua no CICC.

“No encontro foi feita uma ampla explanação sobre o funcionamento da rede de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher na Paraíba e foram discutidas as diretrizes das ações a serem adotadas desde o momento em que uma denúncia é recebida, geralmente pelo número de emergência 190, até o encaminhamento do procedimento à delegacia. O foco principal foi a integração efetiva de todos os órgãos envolvidos, visando assegurar o acolhimento das denúncias e a proteção das vítimas”, contou a coordenadora do CICC de Campina Grande, coronel BM Jousilene Sales. Segundo ela, o trabalho conjunto das autoridades de segurança pública e das instituições envolvidas demonstra o comprometimento do Estado da Paraíba em combater a violência contra a mulher de forma eficaz.

O evento ocorreu nas dependências da sede do CICC de Campina Grande, situada na Avenida Dom Pedro I, e contou com a participação de cerca de 30 profissionais que atuam na área da segurança pública e no apoio às vítimas de violência doméstica na região.