Segurança da PB apresenta resultados da Operação Shamar, em Brasília/DF

publicado: 26/09/2023 12h26, última modificação: 26/09/2023 12h27
WhatsApp Image 2023-09-26 at 12.15.11.jpeg

O coronel PM Júlio César de Oliveira, coordenador estadual dos Centros Integrados de Comando e Controle (CICC) e as delegadas da Polícia Civil, Nercília Dantas e Paula Monalisa, participam nesta terça e quarta-feira, 26 e 27 de setembro, do Debriefing-Geral da Operação Shamar, que visa combater a violência doméstica e familiar contra a mulher e o feminicídio. Este evento está sendo realizado no Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN), localizado na sede da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Brasília(DF).

Este encontro técnico nacional reúne os coordenadores da Operação Shamar de todo o país, bem como representantes de outros órgãos e instituições que fazem parte da rede de proteção à mulher. O objetivo é promover um diálogo e uma reflexão ampliada sobre o enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher e o feminicídio pela segurança pública no país. Além disso, haverá a troca de experiências entre os participantes sobre essa temática, permitindo apresentar e conhecer a realidade, as dificuldades, os problemas e as boas práticas da segurança pública de cada unidade federativa, bem como proporcionar a interação e integração entre as forças de segurança de todo o Brasil.

"Estamos reunidos com o intuito de aprimorar o planejamento da atuação integrada na próxima edição da Operação Shamar, bem como avaliar as ações realizadas e identificar os pontos positivos, negativos e oportunidades de melhoria, por meio da troca de experiências entre todos e análises sobre o planejamento e a execução da operação", explicou o coordenador dos CICC, coronel PM Júlio César de Oliveira.

No Debriefing-Geral são apresentados os resultados dos dados operacionais consolidados e a avaliação da operação realizada pelos órgãos envolvidos. Após o evento, todos os dados provenientes desse encontro técnico serão sistematizados e compilados no Relatório geral da operação, que subsidiará o planejamento da próxima edição.

1.200 medidas protetivas - As forças de segurança da Paraíba intensificaram seus esforços nos últimos dias, durante a realização da Operação Shamar, uma ação coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública em todo o país, com o objetivo de combater a violência doméstica e familiar contra a mulher e o feminicídio. A operação ocorreu de 21 de agosto a 15 de setembro.

Na Paraíba, foram fiscalizadas 1.273 medidas protetivas, com a condução de 198 suspeitos e a prisão em flagrante de 90 pessoas por violência doméstica, além do cumprimento de 20 mandados de prisão preventiva no período. Dois adolescentes foram apreendidos e estão sendo investigados por atos infracionais relacionados ao feminicídio.

Os dados também incluem o atendimento a 530 mulheres em 94 municípios abrangidos pela Operação Shamar. Na Polícia Civil, foram registrados 430 boletins de ocorrência, solicitadas 396 medidas protetivas, instaurados 204 inquéritos e concluídos 105 inquéritos. A Polícia Militar, por sua vez, realizou 1.084 atendimentos relacionados à operação.

Além das ações repressivas, as forças de segurança também conduziram atividades educativas, ministraram palestras para diversos segmentos da sociedade e distribuíram panfletos com informações relacionadas à operação.