Notícias

TV Funesc: projeto comemora a marca de 50 mil visualizações e cerca de 150 exibições on-line

publicado: 13/07/2021 09h09, última modificação: 13/07/2021 09h11
1 | 2
2 | 2
A Hora de Clarice.png
Festival-de-Música-da-PB.jpeg

A TV Funesc, canal da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) no YouTube, comemora seu primeiro aniversário com a marca de 150 exibições on-line e mais de 50 mil visualizações. O canal, que já existia nesta plataforma virtual, foi lançado oficialmente no dia 14 de julho de 2020 com a exibição do ‘Painel Funesc’ sobre ‘Dramaturgia paraibana com foco em Lourdes Ramalho’. Na ocasião, o ator e integrante da Gerência de Teatro da Funesc, Tony Silva, bateu um papo com Paulo Vieira e Diógenes Maciel.

Todo conteúdo da TV Funesc é voltado para a área da cultura e da arte, e abraça diversas linguagens, a exemplo da dança, circo, literatura, cinema, artes visuais, cultura popular, música, jornalismo cultural, teatro, entre outras. Alguns projetos foram pensados exclusivamente para o ambiente virtual, a exemplo do ‘Painel Funesc’ (que acontece semanalmente com personalidades convidadas para debater temas específicos); ‘Aldeia Digital’ (que em sua primeira edição debateu a arte, a ciência e os direitos dos povos indígenas da Paraíba), ‘Baobá’ (ação voltada para a formação profissional gratuita da classe artística); além dos editais ‘Meu Espaço’ e ‘Funesc na Rede’, que selecionaram projetos audiovisuais produzidos em todo território paraibano.

Já ações como ‘De Repente na Rede’, ‘Quintas Dialógicas’ e ‘Cine Bangüê Online’ são projetos adaptados para o ambiente virtual, já que devido à pandemia da Covid-19 eles tiveram que ser suspensos na sua forma presencial. Outra ação marcante da TV Funesc foi a minissérie ‘A Hora de Clarice’, produzida pela Gerência de Teatro da Fundação e que foi baseada em obras da escritora Clarice Lispector.

De acordo com o vice-presidente da Funesc, Pedro Santos, o bom desempenho da instituição na internet está relacionado ao perfil de consumo do produto cultural paraibano. “Oferecemos ao público uma programação semanal através da TV Funesc e o que observamos foi uma procura, um padrão de consumo dessa produção, seja através das expressões artísticas, assim como dos debates sobre temas relevantes para o campo da cultura, ou seja, reunimos quem produz, quem reflete sobre e que consome a arte paraibana”, explicou.