Notícias

Simulação de acidente de trânsito marca início da Campanha Maio Amarelo no Hospital de Trauma de Campina Grande

publicado: 08/05/2024 17h52, última modificação: 08/05/2024 17h52
1 | 7
Fotos: Julio Cezar Peres/A União
2 | 7
3 | 7
4 | 7
5 | 7
6 | 7
7 | 7
foto3.JPG
foto4.JPG
foto5.JPG
foto6.JPG
foto7.JPG
foto8.JPG
foto9.jpeg

O Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, unidade pertencente à rede de saúde do Governo da Paraíba, em Campina Grande, realizou, em parceria com a Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran) e o Corpo de Bombeiros, na manhã desta quarta-feira (8), uma simulação de acidente de trânsito. A ação, que faz parte da campanha Maio Amarelo, aconteceu em frente ao hospital, na Avenida Floriano Peixoto, e teve como objetivo conscientizar a população para um trânsito mais seguro. 

Durante o evento, as equipes envolvidas realizaram manobras de resgate de vítimas com modelos reais, explicando as consequências da imprudência no trânsito. Também foram distribuídos panfletos educativos para pedestres e motoristas, além de informativos sobre o seguro DPVAT.

De acordo com o diretor administrativo do Trauma de Campina Grande, Pedro Segundo, a campanha do Maio Amarelo tem como finalidade conscientizar e chamar a atenção da população sobre a problemática que envolve acidentes de trânsito, em especial, com motocicletas. “Nós estamos aqui promovendo essa conscientização junto a toda sociedade organizada. Todos os órgãos envolvidos, CPTran, Corpo de Bombeiros, Coração Paraibano, com a firme esperança de que nós iremos alcançar nosso objetivo que é levar a conscientização dos problemas que são gerados com os acidentes de trânsito em geral”, ressaltou. 

O gestor ainda destacou o crescente aumento de sinistros no trânsito. “Só nesse último final de semana foram registrados cerca de 70 acidentes de moto e 4 de carro. Concluímos o primeiro quadrimestre desse ano com 3.087 vítimas de acidente de moto”, frisou. 

Segundo o Major Rallison Andrade, da Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran), essas atividades envolvendo os órgãos de segurança, trânsito e saúde, demonstram o cuidado do poder público em tentar evitar que pessoas se envolvam em acidentes de trânsito. “Nós aproveitamos o mês de maio para enfatizarmos aquilo que cotidianamente a gente já trabalha, que são a educação e a fiscalização preventiva com o intuito de salvar vidas.  Lamentavelmente, muitas pessoas têm perdido a vida no trânsito. Quem utiliza motocicleta como meio de transporte precisa redobrar a atenção, respeitar a sinalização, e andar na velocidade permitida pela via. Tomando todos os cuidados necessários será possível reduzir e até evitar os sinistros”, pontuou.

Para Renato Luiz, chefe da Ciretran em Campina Grande, a campanha do ‘Maio Amarelo’ é de grande valor, a fim de conscientizar a população para o grande número de acidentes de trânsito que ocorrem todo ano, em especial, os sinistros que envolvem motos.  “É um mês que a gente precisa chamar mais atenção ainda, é de suma importância a integração dos órgãos, de trânsito, segurança pública e saúde, tendo em vista que isso também é um problema de saúde que nós enfrentamos”, finalizou Renato.

No primeiro quadrimestre de 2024, o hospital de Trauma de Campina Grande realizou 3.563 atendimentos a pacientes vítimas de acidentes de trânsito. Em relação ao mesmo período do ano passado, houve um aumento de 9% nos atendimentos de vítimas de acidentes de trânsito.