Notícias

Palestra com profissionais da Segurança destaca prevenção ao suicídio

publicado: 18/09/2019 09h17, última modificação: 18/09/2019 09h19
1 | 4
2 | 4
3 | 4
4 | 4
SUICÍDIO ESCOLHA VIVER 234.JPG
SUICÍDIO ESCOLHA VIVER 198.JPG
SUICÍDIO ESCOLHA VIVER 186.JPG
SUICÍDIO ESCOLHA VIVER 183.JPG

O Núcleo de Saúde Ocupacional (NSO) da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social realizou, nessa terça-feira (17), palestras com a temática 'Escolha viver', em alusão ao Setembro Amarelo. O evento, realizado no auditório da Central de Polícia Civil, no bairro do Geisel, foi aberto ao público e voltado para policiais civis, militares, bombeiros militares e outros profissionais do sistema de segurança pública. As palestras fazem parte do Movimento Internacional de Conscientização e Prevenção do Suicídio, realizado durante o mês, conhecido como Setembro Amarelo.

As três palestras tiveram como temas; ‘Viver é sempre a melhor escolha’, com os médicos João Luiz Gadelha e Alexandre César; ‘Fatores de risco e fatores de proteção’, apresentada pelo tenente-coronel Erik Francisco, que é psicólogo e bombeiro militar. Também foi apresentado o projeto da SESDS ‘Cuidar de quem cuida’, com a fisioterapeuta Carol Arruda”.

“Precisamos fazer com que as pessoas falem abertamente sobre o tema suicídio. É necessário quebrar este tabu do preconceito porque existe ajuda e as pessoas que estão sofrendo precisam saber que não estão sozinhas. No nosso Núcleo, contamos com três psicólogos que realizam acolhimento e acompanhamento. Um atendimento gratuito para os policiais e servidores da Secretaria da Segurança e da Defesa Social realizado através de hora marcada”, explicou a investigadora Susicleide Carreiro, coordenadora do NSO,

Este foi o terceiro evento realizado com a temática de prevenção ao suicídio, e como das outras vezes foi destacado a importância dos sinais de alerta. “Depressão, isolamento, desinteresse pela vida e frases como; não quero mais viver, quero sumir, são sinais de que esta pessoa está precisando de ajuda. É importante conversar, mostrar que existem alternativas para os problemas que ela está enfrentando e oferecer cuidados psicológicos e psiquiátricos. Toda pessoa que tenta ou comete o suicídio dá sinais do que pretende e existe uma rede de atendimento para ajudar, CVV, Corpo de Bombeiros, Samu, hospitais, UPAS, são alguns dos serviços disponibilizados gratuitamente 24h para salvar vidas”, disse o tenente-coronel BPM, Erik Francisco.

O evento realizado faz parte do programa de cuidado da Secretaria da Segurança e da Defesa Social que tem um olhar voltado para os policiais e servidores do órgão. “O nosso Núcleo de Saúde Ocupacional tem desenvolvido, desde o início do ano, um trabalho denso, no sentido de procurar a melhor forma de cuidar dos nossos policiais que durante o exercício de suas atividades precisam de um olhar diferenciado. Então, aproveitando o Setembro Amarelo que faz um alerta para o suicídio foi preparada esta palestra com o intuito de abrir opções e visões para os gestores perceberem as pessoas que têm indicações de tristezas constantes e outros elementos que indiquem que ela precisa de ajuda”, concluiu o secretário executivo da Segurança e da Defesa Social, Lamark Victor Donato.