Notícias

Seminário apresenta ferramentas do IBGE para gestores do estado

publicado: 30/10/2019 10h24, última modificação: 30/10/2019 10h24
1 | 2
2 | 2
seminário IBGE e seplag2.jpg
seminário IBGE e seplag.jpg

A Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) do Estado deu início, nesta quarta-feira (30), ao seminário "Panorama das pesquisas e publicações do IBGE e sua disseminação através da internet", voltado para gestores públicos estaduais, no laboratório da Espep. O evento segue até esta quinta-feira (31).

De acordo com o diretor de planejamento da Seplag, Ricardo Lavor, a parceria entre IBGE e Seplag dará origem, ainda, a outros seminários, de acordo com áreas temáticas. “Essa é uma oportunidade única que o IBGE está proporcionando ao Governo do Estado, a pedido do governador João Azevêdo, e, por isso, temos que aproveitá-la ao máximo, para que possamos extrair de toda tecnologia que está exposta as informações mais importantes para as nossas necessidades de planejamento do dia a dia do estado”, disse.

Já o analista técnico do IBGE, Eurico Sprakel, responsável pela palestra do primeiro dia do evento, destacou que, entre as ferramentas que serão apresentadas aos gestores, está o banco de metadados disponibilizado pelo IBGE, imprescindível para o planejamento de políticas públicas estaduais. Os metadados são destinados a ajudar os usuários e pesquisadores a entender o que os dados estão medindo e como eles foram criados.

Atualmente, a Seplag, em parceria com o IBGE, realiza três linhas de cooperação técnica: no cálculo do Produto Interno Bruto do estado; no acompanhamento, contribuição e validação da produção das informações para as estatísticas agropecuárias do estado da Paraíba, por meio do Grupo de Coordenação de Estatísticas Agropecuárias; e na elaboração das projeções de população estadual e ao aprimoramento metodológico das estimativas das populações municipais.