Notícias

Programa Espaço Cultural tem entrevista com Lily Sanfoneira, nesta quinta-feira (25)

publicado: 24/04/2024 11h05, última modificação: 24/04/2024 11h05
LILY SANFONEIRA3.jpg

O programa Espaço Cultural, desta quinta-feira (25), recebe Lily Sanfoneira, uma musicista adolescente de João Pessoa que acaba de lançar seu primeiro disco. Além da entrevista, o primeiro bloco terá músicas do CD. O programa realizado pela Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) e apresentado pelo jornalista e radialista Jãmarrí Nogueira vai das 22h até a meia-noite na rádio Tabajara FM (105,5).

Este mês, Lily Sanfoneira lançou ‘Menina Flor, seu álbum de estreia. É um disco que tem, inclusive, música de Gilberto Gil e participações especiais de Santanna O Cantador, Silvério Pessoa e Nathalia Bellar. “Fiquei muito feliz por poder gravar com gente tão talentosa e tão querida. E ainda ter a liberação para gravar uma canção de um ídolo como Gilberto Gil”, comentou ela.

Musicista e aluna do curso técnico de Instrumento Musical do Instituto Federal de Educação da Paraíba (IFPB), a artista tem apenas 15 anos de idade. Ano passado, ela se tornou a primeira paraibana a se formar sanfoneira na Escola de Música Anthenor Navarro.

Lily começou a tocar aos seis anos de idade. “Assim que vi uma sanfona pela primeira vez eu já sabia que era aquele instrumento que eu queria tocar”, disse ela. ‘Menina Flor’ é fruto de uma vaquinha digital. Lily – também conhecida como Lily Xispê - é filha do músico Ely Porto (ex-integrante da banda As Parêa) e da dançarina Silvinha Xavier. Eles são os produtores do disco.

O programa Espaço Cultural – que só toca música da Paraíba - pode ser ouvido pelo site https://radiotabajara.pb.gov.br/radio-ao-vivo/ e, no dia seguinte à apresentação, fica disponível no canal da Funesc no YouTube.

O disco – ‘Menina Flor’ tem seis músicas: ‘Menina-flor’ (de Rayan Rodrigues e Luisa Lúcio); ‘Xote pra me resolver’ (de Guga Limeira); ‘De onde vem o baião’ (de Gilberto Gil), que teve participação de Santanna O Cantador na gravação; ‘Cyran’ (de Ely Porto), que teve participação de Silvério Pessoa na gravação; ‘A chuva’ (de Ed Porto) e ‘Cidade dos Colibris’ (de Ely Porto), ambas com participação de Nathalia Bellar na gravação.

A banda de Lily Sanfoneira para a gravação do disco teve Ely Porto na zabumba e percussão; Rudá Barreto na guitarra e violão; e Nívea Maria na flauta transversal. Ainda as participações especiais de Clayton Barros (violão 6 cordas e violão de 12 cordas); Cyran Costa (alaúde); Danilo Cardoso (contrabaixo acústico); Feu Dias (handpan); Helinho Medeiros (sanfona), Jader Finamore (efeitos sonoros); Junior Blaw (violão de 7 cordas e contrabaixo fretless), Lucas Dan (sanfona) e Uaná Barreto (teclado).