Notícias

Paraíba distribui doses para vacinar 102 mil paraibanos abaixo de 59 anos

publicado: 24/06/2021 19h03, última modificação: 25/06/2021 09h36
WhatsApp Image 2021-06-24 at 18.36.38.jpeg

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realiza, nesta sexta-feira (25), a distribuição de 102.470 doses de vacina contra a covid-19 para os 221 municípios paraibanos que ainda não concluíram a vacinação da população acima de 18 anos. A remessa, que corresponde à 27ª pauta de distribuição conta com imunizantes Coronavac, Pfizer e Janssen.

Dos municípios paraibanos, Marcação e Baia da Traição já concluíram o esquema vacinal da população com a primeira dose, portanto a 27ª pauta de distribuição contempla a distribuição para 221 municípios que ainda não receberam doses para vacinar todos os adultos. O secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros, explica que "as duas cidades possuem uma grande população de indígenas e por isso receberam um grande volume de doses na primeira fase da campanha e já vacinaram toda a população".

A pauta é marcada ainda pela chegada do novo imunizante Janssen, no qual o esquema vacinal é realizado apenas com uma dose. Para o secretário, a chegada de mais um imunizante trará um realce no andamento da vacinação na Paraíba. "Este é um momento simbólico no estado com a chegada pela primeira vez de uma vacina com dose única, que permitirá uma vacinação mais ágil para a população paraibana", ressalta.

Ainda de acordo com o secretário, com as chegada regular de imunizantes ao estado, a Paraíba pode adotar a metodologia de vacinação de todos os adultos, aprovada na 11ª reunião extraordinária da Comissão Intergestores Bipatite (CIB). "Após reunião de CIB ontem, nós iniciamos um processo de vacinação da população acima dos 18 anos em ordem decrescente de faixa etária até os 59".

De acordo com a Nota Técnica, o único critério de distribuição passa a ser a população de adultos. O documento orienta os municípios que mantenham o acesso das pessoas dos grupos prioritários que por ventura ainda não tenham sido vacinadas e priorizem as gestantes e puérperas, estas com a aplicação das vacinas Coronavac ou Pfizer.

A SES reforça que a vacinação na Paraíba tem ocorrido de forma célere, as vacinas são recebidas, conferidas e armazenadas para a distribuição, processo que ocorre em até 24h após a recepção dos imunizantes para 1ª dose. A expectativa da Secretaria é de que até outubro todos os paraibanos possam estar vacinados com a primeira dose de vacina contra a covid-19. Com a entrega desta sexta-feira, 25 de junho, a Paraíba soma 2.045.118 doses entregues aos municípios.