Notícias

Painel Funesc debate visibilidade de artistas trans na cena cultural da Paraíba

publicado: 29/01/2021 11h46, última modificação: 29/01/2021 11h46

A visibilidade de artistas trans na cena cultural paraibana será o tema do Painel Funesc da próxima terça-feira (2). O debate realizado pela Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) terá transmissão ao vivo a partir das 19h, via YouTube (youtube.com/funescpbgov).

Com mediação do jornalista Jãmarrí Nogueira, o programa vai receber a rapper Bixarte, a atriz Danny Barbosa, o DJ Ian Valentin e a atriz Letícia Rodrigues, artistas que fizeram transição de gênero. Esse painel integra a programação voltada para o Dia da Visibilidade Trans, comemorado nesta sexta-feira, dia 29 de janeiro.

Bixarte é rapper e escritora. Em dezembro do ano passado, cantando ao lado da Fúria Negra, venceu o III Festival de Música da Paraíba (interpretando a canção ‘Cê não faz’). Nos últimos anos, ela tem se destacado em disputas nacionais de slam. Este ano, Bixarte lançará um EP através do edital Natura Musical. Já lançou os álbuns ‘Faces’ e ‘Revolução’.

Danny Barbosa é atriz, com trabalhos de maior destaque no teatro e no cinema. Com a companhia paraibana Cara Dupla participou de espetáculos premiados em festivais pelo país. Seu trabalho de maior repercussão é o longa-metragem ‘Bacurau’, cotado para a disputa do Oscar este ano. Danny também estrelou e dirigiu o filme ‘Café com Rebu’.

Letícia Rodrigues é atriz e está transicionando de gênero. Na área teatral, ao lado do irmão gêmeo, criou a dupla ‘Diet & Light’. Integrante da companhia Cara Dupla, montou diversas peças infantis, sendo premiada também com espetáculos adultos em festivais fora da Paraíba. Um de seus trabalhos mais conhecidos presta um tributo a Bibi Ferreira: ‘Eternamente Bibi’

Antes da transição de gênero, o DJ Ian Valentin era mais conhecido como DJ Kylt. Já dividiu o mesmo palco com vários artistas como Chico César, Cátia de França, Céu, Jaguaribe Carne, Karol Conka, Liniker, Nação Zumbi, Os Originais do Samba, Otto, Siba, Tulipa Ruiz e Tássia Reis. Integra o Pragatecno, coletivo vanguardista que produz conteúdo, pesquisa, eventos e intercâmbios para o eixo Norte/Nordeste do Brasil.