Notícias

Painel Funesc debate Teatro de Rua na próxima terça-feira

publicado: 14/08/2020 09h32, última modificação: 14/08/2020 09h34
1 | 3
2 | 3
Tirada com Lumia Selfie
3 | 3
painel 1.jpg
painel 2 - FOTO MARCELO PALMARES  - POMBAS URBANAS -CREDITO - ACERVO PESSOAL.jpg
painel 3- humberto lopes.jpeg

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba realiza, nesta terça-feira (18), a sexta edição do Painel Funesc, a partir das 19h. O tema em debate vai ser Teatro de Rua, com transmissão ao vivo pelo YouTube (youtube.com/funescpbgov). Os debatedores serão a atriz Vanéssia Gomes (de Fortaleza-CE) e o ator Marcelo Palmares (de São Paulo-SP), com mediação de Humberto Lopes (da Gerência de Teatro da Funesc).

O Painel Funesc estreou no dia 14 do mês passado, realizado uma vez por semana. Já foram temáticas do debate, por exemplo, os 30 anos da Gibiteca Henfil e a dramaturgia do teatro paraibano com foco em Lourdes Ramalho. Semana passada, a quinta edição teve como tema Juventude protagonista na arte’. As debatedoras foram Isadroga, Fernanda Maranho e Júlia Fernandes, com mediação de Laianna Janu.

Vanéssia Gomes -  Atriz (com trabalhos no teatro e no cinema), socióloga e integrantes do Grupo Teatro de Caretas (desde 1998), Vanéssia Gomes é articuladora da Rede Brasileira de Teatro de Rua.  Ela é mestra em Artes pelo IFCE, com Especialização em Gestão e Políticas Culturais, pela Universidade de Girona. Realizou laboratórios teatrais com Augusto Boal (2007) e Grupo Yuyachkani/Peru (2015 e 2018).

Marcelo Palmares - Cofundador do grupo Pombas Urbanas - formado por Lino Rojas (1942-2005) no bairro de São Miguel Paulista, zona leste da cidade de São Paulo (SP) em 1989, o ator Marcelo Palmares também atua como gestor cultural e artista-educador no Centro Cultural Arte em Construção, sede do Pombas no bairro Cidade Tiradentes, desde 2004. Lá, ministra cursos de teatro para jovens e adolescentes e atualmente para crianças.

Humberto Lopes - Nascido em Alto Santos (CE), mudou-se ainda criança para a Paraíba, onde desenvolveu sua carreira. Começou a fazer teatro em 1979, no Colégio Estadual da Prata, em Campina Grande. Professor de Artes Cênicas, é criador do Grupo de Teatro Quem Tem Boca é Pra Gritar, fundado em 1987. Foi presidente da ATAC (Associação de Teatro Amador de Campina Grande); Diretor de programação da FPTA (Federação Paraibana de Teatro Amador) e Coordenador do Circo da Cultura de Campina Grande.