Pacientes do Hospital do Bem passam a contar com laserterapia na prevenção e tratamento de doenças orais

publicado: 15/08/2023 17h25, última modificação: 15/08/2023 17h25
WhatsApp Image 2023-08-15 at 17.23.33.jpeg

Melhorar a qualidade de vida dos pacientes oncológicos em tratamento, prevenindo e tratando complicações orais que possam dificultar a alimentação e, consequentemente, prejudicar o tratamento quimioterápico. Esta é a proposta do projeto "Luz é Vida Saúde e Bem-Estar" que o Hospital do Bem, unidade da rede estadual de saúde, em parceria com a Clínica Escola de Odontologia da UFCG, começou a desenvolver com os pacientes de Patos. A prevenção e tratamento laserterápico está sendo ofertada em casos de trismo, xerostomia, mucositose oral, ulcerações e aftas e em casos de infecções fúngicas e bacterianas orais.

O projeto consiste no acompanhamento semanal dos pacientes em tratamento quimioterápico do Hospital do Bem, durante a realização dos ciclos da quimioterapia. “Se esses pacientes desenvolverem alguma complicação oral neste processo, iremos intervir com a laserterapia, melhorando a qualidade de vida deles e prevenindo complicações que possam dificultar sua alimentação e, consequentemente, prejudicar o tratamento quimioterápico que é tão importante”, explica o professor adjunto do curso de Odontologia da UFCG e coordenador do projeto, João Nilton Lopes de Sousa, que tem doutorado em laserterapia.

“Quando a terapia é realizada com laser, por meio da fotobiomodulação tecidual, o paciente não precisa tomar mais um medicamento dentre tantos que já faz uso em decorrência do tratamento oncológico”, explica o coordenador do Projeto. Segundo ele, o número de sessões vai depender da modalidade terapêutica, que pode prevenir a mucosite ou tratar as lesões já presentes, podendo variar de 4 a 10 sessões. As sessões serão realizadas durante o ciclo da quimioterapia no Hospital do Bem ou nos leitos das enfermarias, caso o paciente esteja internado. Em geral, cada sessão demora em torno seis minutos.

“Essa parceria entre o Hospital do Bem e a UFCG é mais um diferencial de nossa unidade e reforça a preocupação e cuidado que temos em colocar à disposição de nossos pacientes serviços que lhes assegurem, além de um tratamento adequado e eficaz, o algo mais que, neste caso, consiste num cuidado que propicia bem-estar e uma melhor qualidade de vida para eles”, afirma o diretor geral do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, (CHRDJC), de Patos, Francisco Guedes, ao qual o Hospital do Bem está integrado.

Na prevenção, a laserterapia será aplicada até cinco vezes na semana, com tempo de exposição de 20 segundos por ponto, com duração média de 10-15 minutos por paciente. Já no tratamento, o tempo de aplicação será de 30 a 40 segundos por ponto, com até cinco sessões por semana. Os protocolos, no entanto, podem variar com base no estado do paciente, sinais e sintomas apresentados por ele, além da extensão e localização das lesões.

Sobre laserterapia - Ela é uma modalidade terapêutica consagrada na literatura para o tratamento da mucosite, inflamação da mucosa bucal, que é comum em pacientes submetidos à quimioterapia ou radioterapia e apresenta excelentes resultados na prevenção e controle de diversas condições, além de possibilitar ao paciente uma alimentação adequada, que é fundamental para a continuidade do tratamento. É um tratamento de aplicação simples, segura, que reduz a inflamação local, alivia a dor e traz mais conforto para o paciente. É indicada em pacientes oncológicos quando há mucositose oral, xerostomia, disgeusia, edema, cárie por radiação, radiodermite, hemorragia, osteorradionecrose, trismo, entre outras intercorrências na boca.