Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba traz a dança universal para o primeiro concerto de 2023

publicado: 21/03/2023 09h39, última modificação: 21/03/2023 09h39
4º concerto_osjpb_Marcelo Máximo (22).JPG
4º concerto_osjpb_Marcelo Máximo (18).JPG

A Sala de Concertos Maestro José Siqueira volta a receber as orquestras paraibanas, depois do recesso e da seleção dos músicos bolsistas para a temporada 2023. A Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba fará o primeiro concerto oficial do ano, nesta quinta-feira (23), às 20h30, com regência do maestro titular, Luiz Carlos Durier.

“Nós estamos muito felizes em retornar com a Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba para a temporada 2023, que está bem diversificada em termos de repertório”, disse o maestro. “No primeiro concerto, a temática é a dança universal, então, nós vamos ter belíssimas orquestrações relacionadas à dança. Nós sempre escolhemos um repertório que seja de fácil assimilação para o público e para a orquestra também, porque ela está bem renovada, acrescentamos qualidades artísticas muito boas à orquestra este ano”, completou.

O concerto vai iniciar com a “Sinfonieta n. 1”, composição do professor e coordenador da Faculdade de Música do Unasp, Centro Universitário Adventista de São Paulo, atual maestro da Orquestra Sinfônica do campus Engenheiro Coelho da mesma universidade.

O público vai poder conferir a execução de duas composições de Samuel Coleridge-Taylor, maestro britânico considerado herdeiro do romantismo inglês de Elgar, um de seus mentores. São “Pequena Suíte de Concerto, Op. 77 (Capricho de Nanete, Pergunta e Resposta, Um Soneto de Amor e A Tarantela Agitada)” e “Dança Negra da Suíte Africana, Op. 35”.

Um dos destaques do repertório desse primeiro concerto da temporada é a música do compositor, pianista e pesquisador Marcílio Onofre, professor adjunto da Universidade Federal da Paraíba e membro do Laboratório de Composição Musical-Compomus/UFPB. A música que será executada pela orquestra jovem é “Arrasta-pé dos Insetos”, com Forró do ‘mané mago’, Xote do escaravelho, Saideira do zigue-zague e Um grilo Silibrina.

No programa, constam ainda “Cenas Dançantes, Op. 81”, do professor e compositor russo Aleksander Glazunov, e “Danzon n. 2”, do conhecido músico mexicano Arturo Márquez.

Para o maestro Luiz Carlos Durier, o destaque do repertório desse concerto é a execução de obras de compositores vivos: um paraibano, professor da UFPB; um compositor da Região Sul e um mexicano. “A composição do professor Marcílio Onofre será tocada pela primeira vez na Paraíba. Já foi tocada pela Orquestra Sinfônica de Sergipe, mas nós estamos nos empenhando para fazer a melhor interpretação de algo tão sutil quanto é o título, ‘Arrasta-pé dos Insetos’. É uma obra cheia de humor, muito agradável, fácil de apreciar. As pessoas vão gostar muito”, ressaltou.

“Nós prometemos que vamos nos divertir muito interpretando o repertório escolhido para o primeiro concerto e, com isso, tocar os corações das pessoas que estarão lá compartilhando conosco esse momento de retorno para a Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba”, finalizou o maestro.

Na próxima quinta-feira, dia 30 de março, será a vez da Orquestra Sinfônica da Paraíba iniciar a temporada 2023, às 20h30, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, com regência do maestro Gustavo de Paco de Géa. A Orquestra Jovem volta a se apresentar no dia 20 de abril.

O regente - O maestro Luiz Carlos Durier, paraibano de João Pessoa, é o regente titular da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba há 25 anos e foi regente titular da Orquestra Sinfônica da Paraíba durante nove anos.

Concluiu o ensino superior de música nos cursos de Licenciatura e Bacharelado na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e desde que chegou à Escola Estadual de Música Anthenor Navarro (EEMAN), em 1991, lidera atividades de educação musical, ensinando Musicalização, Viola e Música de Câmara e Regência.

Na sua trajetória, Durier conduziu a OSPB na gravação ao vivo do CD da cantora Marinês e sua Gente, e ainda do DVD Sivuca e os Músicos Paraibanos. Regeu ainda apresentações de artistas populares com a Orquestra Sinfônica da Paraíba e Orquestra Jovem, a exemplo de Ângela Rô Rô, Arnaldo Antunes, Tico Santa Cruz e Renato Rocha (Detonautas), Flávio José, Genival Lacerda, Alcione, Toninho Ferragutti, Geraldo Azevedo, Dominguinhos, Zélia Duncan, Zé Ramalho, Cátia de França, Nathalia Bellar e Chico César.

No ano de 2012, o maestro recebeu a Comenda de Honra ao Mérito do Rotary Internacional, pelo brilhante desempenho profissional frente a OSPB.

Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba

1º Concerto oficial da Temporada 2023

Regência: Maestro Luiz Carlos Durier

Dia: 23 de março (quinta-feira)