Notícias

Número de reeducandos do sistema prisional da Paraíba inscritos no Encceja PPL 2023 cresce 27%

publicado: 06/09/2023 16h12, última modificação: 06/09/2023 16h12

O número de reeducandos do sistema prisional da Paraíba de inscritos no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja PPL) ampliou em 27% em 2023. As provas serão aplicadas nos dias 17 e 18 de outubro em salas de aula das cadeias e penitenciárias da Paraíba. Esse desempenho resulta das políticas de reintegração social desenvolvidas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária, no âmbito da educação nas unidades prisionais.

De acordo com dados da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), no ano passado, se inscreveram 1.603 reeducandos paraibanos no Encceja PPL, enquanto em 2023 o número de inscritos somou 2034, o que representa um aumento de 27% de paraibanos privados de liberdade no Exame.

O desempenho da Paraíba foi enaltecido pela diretora de Políticas Penitenciárias da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), Cintia Rangel Assunpção, que encaminhou ofício ao secretário da Administração Penitenciária da Paraíba, João Alves de Albuquerque, elogiando o aumento de inscritos no Encceja PPL neste ano.

"O reconhecimento da Senapen dos esforços da Seap para o fortalecimento da política de educação é importante e sinaliza que estamos no caminho certo. A educação é uma das ferramentas mais importantes de elevação da reintegração social, diminuição da reincidência criminal e de forte impacto social na vida dessas pessoas. Estamos ampliando o acesso à educação formal, profissionalização, alfabetização e as políticas de reintegração social de uma forma geral”, comemora o secretário João Alves.

“Para esta edição do Encceja PPL temos grandes expectativas de aprovações e até o dia da prova as revisões de conteúdos serão ampliadas. Foi muito trabalho, mas o resultado foi excelente! O foco agora é nas revisões para que tenhamos um grande número de aprovações”, destaca o gerente executivo da Ressocialização, João Sitônio Rosas.

Encceja – O exame é realizado, desde 2002, em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação. As provas obedecem aos requisitos básicos, estabelecidos pela legislação em vigor, para o ensino fundamental e médio. A emissão do certificado e da declaração de proficiência é responsabilidade das secretarias de Educação e dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia que firmam termo de adesão.

As provas do Encceja PPL têm o mesmo nível de dificuldade do Encceja regular. A única diferença está na aplicação, que ocorre dentro de unidades prisionais e socioeducativas indicadas pelos respectivos órgãos de administração prisional e socioeducativa de cada unidade da Federação.