No Cendac: comissões de estudantes discutem gênero e feminismo nesta quinta

publicado: 07/08/2019 12h00, última modificação: 07/08/2019 12h00

No Cendac: comissões de estudantes discutem gênero e feminismo nesta quinta-feira

O Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente (Cendac) realiza, nesta quinta-feira (8), às 8h30, em sua sede em João Pessoa, mais um encontro com as comissões de enfrentamento à violência contra a mulher das Escolas Cidadãs Integrais da Paraíba. O evento vai contar com a palestra dos professores de História da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Charlinton Machado e Martha Falcão, que vão conversar com os estudantes sobre Gênero, Feminismo e a Ressignificação da História das Mulheres.

“Os alunos que fazem parte destas comissões estão começando a pesquisar sobre as mulheres inspiradoras de cada escola, além de fazer a produção textual com base em livros escritos por mulheres, repassados para eles pelo Cendac. Com mais esta atividade sobre a história do feminismo envolvendo professores renomados da UFPB, vamos municiá-los com mais informações que os auxiliem nesta pesquisa sobre a vida de mulheres que contribuíram para a história da Paraíba e do Brasil”, afirma a presidente do Cendac, Valquíria Alencar.

Sobre os palestrantes – Martha Falcão é graduada em Direito pela Universidade Federal da Paraíba, com mestrado e doutorado em História do Brasil pela Universidade Federal de Pernambuco. Sócia do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano e defensora pública estadual aposentada. Autora dos livros “Nordeste, açúcar e poder: um estudo das oligarquias açucareiras da Paraíba” e “Poder e intervenção estatal na Paraíba (1930/1940).

Charlinton Machado é Professor Titular da Universidade Federal da Paraíba/UFPB. Lotado no Departamento de Metodologia da Educação - DME no Centro de Educação/CE, com Pós-Doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp/2009) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN/2001). Mestre em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB/1997). Professor com atuação permanente nos seguintes Programas de Pós-Graduação: Educação (PPGE) e Sociologia (PPGS), ambos da UFPB, atuando como orientador (Mestrado e Doutorado), principalmente nos seguintes temas: Educação, História, Cultura e Gênero. Docente pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas "História da Educação da Paraíba" (HISTEDBR/GT-PB). Autor e co-autor de vários livros e artigos em periódicos nacionais e internacionais.

Educação e Cidadania - Esta atividade compõe mais uma etapa do projeto “Ampliando o diálogo sobre violência de gênero nas escolas através da percepção de novos olhares na Educação”, desenvolvido pelo Cendac, em parceria com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia do estado da Paraíba.

O projeto tem como principal objetivo ampliar o conhecimento sobre o tema da violência contra a mulher, aprofundar a compreensão dos conceitos da violência, a Lei Maria da Penha, a cultura de paz, a educação para os direitos humanos, e para a igualdade em busca da superação e de saídas, a partir da escola, junto à família e a sociedade.

O Cendac está localizado na Avenida João Machado, 1094, no Centro de João Pessoa.