Notícias

Neste sábado: Funesc exibe 4º episódio da série A Hora de Clarice

publicado: 30/12/2020 09h18, última modificação: 30/12/2020 09h18

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) exibe, neste sábado (2), às 17h, o quarto episódio de ‘A Hora de Clarice’, série de programas semanais que tem como base as obras de Clarice Lispector, celebrando o centenário de nascimento da escritora. Com o título A Repartição dos Pães, o programa desta semana tem direção de Léo Palma e interpretação de Marcela Bento. As exibições ocorrem no canal TV Funesc no YouTube.

A apresentação fica por conta da atriz Suzy Lopes e cada programa tem um formato próprio de acordo com a obra escolhida e estética definida com a equipe que estiver à frente de cada produção. Trata-se de uma construção coletiva idealizada pela Coordenação de Teatro da Funesc e que conta com engajamento de outros setores da Fundação.

Episódio #4 – A Repartição dos Pães - "Era sábado e estávamos convidados para o almoço de obrigação". Assim Clarice inicia sua narrativa sobre o encontro. Ela escancara o convívio morno e hipócrita de vidas forjadas de aparências. Entretanto, quase que numa intervenção divina, no momento sagrado da "Repartição dos pães", as máscaras não se sustentam, e os corpos se entregam aos prazeres mais selvagens da nossa humanidade. Ou serão esses prazeres que nos aproximam como humanos?

Ficha técnica - Texto: Clarice Lispector / Adaptação: Léo Palma/ Interpretação: Marcela Bento / Direção: Léo Palma /Apresentação: Suzy Lopes / Figurino e maquiagem: Léo Palma e Tony Silva / Trilha Sonora: Yuri Gonzaga / Produção de adereços de cena: Léo Palma, Marcela Bueno e Tony Silva / Direção de arte/cenografia: Leo Palma /  Fotografia: Rafael Faria e Thercles Silva / Assistente de câmera: Bruno Carneiro / Som direto: Bruno Carneiro / Edição: Thercles Silva/ Iluminação: Eloy Pessoa/Coordenação geral: Suzy Lopes e Rafael Faria

Produção: FUNDAÇÃO ESPAÇO CULTURAL – FUNESC / Presidente: Walter Galvão / Vice-presidente: Pedro Santos / Diretora DDAC: Renata Mora / Diretora de eventos: Dora Figueiredo / Arte: Arturo Antony / Assessoria de imprensa: Ana Felipe / Coordenação de Teatro: Suzy Lopes.

O projeto - O título faz menção ao livro ‘A Hora da Estrela’, de autoria da homenageada. A obra foi adaptada para o cinema no ano de 1985, na produção dirigida por Suzana Amaral e protagonizada pela paraibana Marcélia Cartaxo. O projeto consiste em uma minissérie online composta por seis episódios com duração de 5 a 15 minutos baseados na obra da escritora. O três episódios anteriores, exibidos nos dias 12, 19 e 26 de dezembro, continuam disponíveis online.

Clarice Lispector (1920-1977) - Romancista, contista, cronista, tradutora e jornalista. Clarice Lispector pertence à terceira fase do movimento modernista e imprimiu em suas obras uma literatura intimista, de sondagem psicológica e introspectiva, com mergulhos no pensamento e na condição humana. Em 2020, uma série de eventos pelo país celebram o centenário do nascimento da escritora que nasceu em Tchetchelnik, uma aldeia da Ucrânia, então pertencente à Rússia. Seu nome de nascença é Haia. Os pais, judeus russos, decidem emigrar três anos após a Revolução Bolchevique de 1917, devido à violência e a constante perseguição antissemita. A família chegou ao Brasil em 1922, na cidade de Maceió, adotando novos nomes.

A literatura clariciana traz como características elementos como o fluxo de consciência, monólogo interior e a ruptura com o enredo factual. As temáticas são existenciais e psicológicas. Outra marca de sua literatura é o uso da epifania - momentos em que algumas das personagens (no geral, femininas) passam por uma revelação ou uma tomada de consciência diante de um fato do cotidiano.

Serviço: A Hora de Clarice (série online)

Episódio #4 – A Repartição dos Pães

Direção: Léo Palma

Atuação: Marcela Bento

Exibição: 02/01, às 17h

Local: TV Funesc no YouTube