Memorial Abelardo da Hora lança projeto ‘Fora de Hora’ com exposição de Guto Oca

publicado: 10/11/2022 09h16, última modificação: 10/11/2022 09h18
guto oca.jpg

O Memorial Abelardo da Hora, da Fundação Espaço Cultural da Paraíba, lança, nesta sexta-feira (11), a partir das 18h, o projeto ‘Fora de Hora’, que promove o diálogo entre obras de artistas contemporâneos e a arte do pernambucano Abelardo da Hora. No lançamento, será aberta a exposição ‘Minha Hora Negra’, do artista Guto Oca.

Com tecidos e cabelos humanos (dreadlocks), Guto investiga através de sua poética questões acerca da “(in)materialidade (in)corpórea” e o sagrado, além das influências do daltonismo fisiológico e do “daltonismo racial” nas suas composições artísticas. Argila, cachaça e cola branca também estão entre os materiais utilizados na exposição ‘Minha Hora Negra’, que conta ainda com uma performance artística em sua abertura. “Na performance eu simulo a fome por respeito. Com um prato cheio de cabelo, vou mastigando aos poucos esse “alimento” ofertado, na medida em que faço uma metáfora com o sufocamento da população negra. Em meu lugar de fala, chamo atenção para o racismo e o preconceito”, antecipa o artista.

A exposição de Guto fica em cartaz no Memorial Abelardo da Hora, localizado no Espaço Cultural, até o dia 22 de setembro, e o horário de visitação é de terça a sexta, das 9h às 17h, e sábados, domingos e feriados, das 13h às 19h.

Os artistas

Guto Oca é natural de São Paulo, mas reside em João Pessoa desde 2011. Graduado em pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e mestre em Artes Visuais na mesma instituição, Guto também é pesquisador artógrafo.

Já Abelardo da Hora nasceu em Pernambuco, mas durante toda sua vida nutriu admiração e respeito pela Paraíba, terra natal da sua esposa Margarida Lucena da Hora. Abelardo ganhou notoriedade com suas esculturas em bronze e mármore, e possuía igual maestria com técnicas de desenho, gravura, pintura e cerâmica.

‘Fora de Hora’ apresenta a exposição ‘Minha Hora Negra”

Local: Memorial Abelardo da Hora – Espaço Cultural José Lins do Rêgo (R. Abdias Gomes de Almeida, 800 – Tambauzinho)

Abertura: 11 de novembro

Encerramento: 22 de dezembro