Notícias

Hospital de Catolé do Rocha realiza mais de 550 atendimentos no feriado

publicado: 07/08/2024 09h11, última modificação: 07/08/2024 09h11

O Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, em Catolé do Rocha, unidade do Governo da Paraíba, realizou 558 atendimentos na urgência e ambulatório médico durante o período compreendido entre a noite da sexta-feira (2) e a meia-noite dessa segunda-feira (5). Nesse intervalo, foram realizadas seis cirurgias eletivas e 14 partos, já que a unidade também funciona como maternidade.

As cirurgias eletivas foram de ortopedia (fratura de clavícula), hernioplastia inguinal (cirurgia de hérnia), laqueadura tubária (esterilização definitiva da mulher), além de partos cesarianos. Nesses quatro dias, o hospital realizou ainda 140 exames de Raios-X, 432 exames laboratoriais e registrou 37 internações de pessoas com broncopneumonia, complicações com erisipela, gastroenterite (diarreia recorrente), icterícia, septicemia, além dos pacientes que fizeram as cirurgias e as parturientes. 

Foram 175 atendimentos na sexta-feira-feira (2), outros 110 no sábado (3), mais 105 no domingo (4) e outros 168 no dia do feriado (5).  Que totalizaram os 558 atendimentos. Entre as causas mais recorrentes de procura pelo serviço destacam-se queixas de dores, com 57 casos, seguidas de 32 casos de infecção e 22 casos de cefaleia e outros 22 de faringite.

O hospital atendeu ainda 20 casos de síndrome gripal, 17 casos de lombalgia, 16 de administração de medicação própria, 14 de mialgia, 13 pacientes com diarreia. No ambulatório foram realizadas ainda 17 avaliações obstétricas, 23 avaliações ortopédicas, 37 avaliações clínicas, sete avaliações endocrinológicas, três avaliações de exames e duas avaliações cirúrgicas.

O diretor-geral da unidade, Fábio Cardoso, afirma que o movimento foi intensificado, mas a unidade se preparou para esse aumento de demanda. “Percebemos um aumento pela procura do serviço durante o feriadão, de fato, mas isso não afetou o curso dos atendimentos no ambulatório, nem na urgência, tanto que assistimos todos os pacientes, mesmo tendo todos os dias superado a marca dos 100 atendimentos. O menor número de atendimentos/dia no período foi de 105 pacientes, no domingo, e o maior de 175, na sexta-feira. Além disso, tivemos 14 partos e as seis cirurgias eletivas. Foram plantões intensos, mas sem intercorrências”, afirmou o médico.