Notícias
Governo da Paraíba anuncia investimentos em startups durante hackathon do Nordx
O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties), anunciou, nesta terça-feira (26), o investimento de R$ 150 mil em startups que serão selecionadas na Hackathon do Nordx, evento de empreendedorismo e inovação que acontece até esta quarta-feira (27), em Campina Grande.
O secretário da Secties, Claudio Furtado, participou da solenidade de abertura e anunciou que as cinco startups escolhidas durante hackathon (dinâmica competitiva) realizado no Nordx serão incubadas no Parque Tecnológico Horizontes da Inovação e receberão o investimento de R$ 30 mil cada pela Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (Fapesq).
Em sua fala, Furtado destacou as ações do Governo da Paraíba na área de Ciência, Tecnologia e Inovação ressaltando que uma das missões da Secties é transformar ideias em produtos e esse investimento faz parte da série de ações que vêm sendo realizadas para fomentar esse trabalho na Paraíba.
“O nosso Estado tem mais de 31 cidades com universidades. Se a gente olhar nos últimos cinco anos os rankings dos depósitos de patentes INPI, sempre há uma ou duas instituições entre as primeiras do ranking. Nós, enquanto Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, temos como missão que essas patentes, essas ideias, possam se tornar em produtos, para que delas possam surgir empresas que contribuam cada vez mais para o PIB do Estado da Paraíba”, disse.
Segundo o secretário, além do atual potencial da Paraíba em formar mão de obra qualificada, os esforços agora serão em manter esses profissionais no Estado, incentivando o empreendedorismo e a inovação. “O Estado tem o maior número de vagas no Sisu, proporcionalmente, então temos algo muito importante, que é a mão de obra. Mas sempre fomos exportadores dessa mão de obra, uma grande missão atual do governo é fixar essas pessoas aqui no Estado e uma maneira de fazer isso é incentivando o empreendedorismo e a inovação de diversas maneiras”.
Na opinião de Philipe Moura, idealizador do evento, a parceria entre a Secties e o Nordx vai fomentar os esforços do Governo do Estado em transformar educação superior de ponta em inovação para a indústria e o comércio. “Eu acho que a gente não poderia ser melhor parceiro do que a secretaria, que trabalha 365 dias no ano para favorecer essas causas. Por conta dos grandes parques tecnológicos e da liderança do secretário Cláudio, a gente vai promover o hackathon para desenvolvimento de novas ideias na área de sustentabilidade para resíduos sólidos da indústria”.
Segundo ele, os investimentos serão essenciais para criar as startups a partir do evento. “Para isso, contamos com o apoio da secretaria, por meio do Parque Horizontes da Inovação, para desenvolver essas startups, acelerá-las e torná-las viáveis, inclusive com aporte financeiro”, completou Philipe Moura.
O presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), Rangel Júnior, também participou do evento e ressaltou sua importância para o desenvolvimento da Paraíba. “Essa iniciativa é importante não apenas do ponto de vista material, como também de nos fazer presentes, no sentido de estimular, apoiar e dialogar com todas as pessoas desse ecossistema, para que possamos também aprender um pouco e assim construir novas políticas que possam impulsionar o setor”, afirmou.
Hackathon - O hackathon realizado no evento é uma parceria com a Federação de Indústrias da Paraíba (Fiep), com apoio do Senai-PB, Sesi-PB e Sebrae. Ao todo, 40 pessoas estão participando do hackathon, divididos em oito equipes. As startups serão selecionadas a partir de uma comissão avaliadora com um juízes independentes que irão analisar as apresentações das equipes e dar o seu parecer no segundo dia do evento, nesta quarta-feira (26).
O desafio “Inovação para a Sustentabilidade, transformando resíduos em recursos” foi criado a partir de uma necessidade identificada pela Indústria paraibana. Os participantes terão que criar uma solução que reduza a geração de resíduos e o uso dos recursos naturais nos processos de produção, ou que facilite de forma eficaz o reaproveitamento dos resíduos, como medida para possibilitar uma execução mais sustentável das atividades produtivas nos diferentes segmentos industriais e contribuir para a redução do impacto ambiental, a economia circular, dentre outras vantagens.