Notícias

Funesc promove 2ª Noite da Música Negra Paraibana no Teatro Paulo Pontes

publicado: 22/03/2023 10h49, última modificação: 22/03/2023 10h52
1 | 10
2 | 10
3 | 10
4 | 10
5 | 10
6 | 10
7 | 10
8 | 10
9 | 10
10 | 10
JOAO CARLOS JR (festival).jpg
LAIZ DE OYA (festival).jpg
MARI SANTANA (festival).jpg
MC HIRLLA (festival).jpg
MEBIAH (portal).jpg
ELON (portal).jpg
FILOSOFINO (festival).jpg
ANITA GARYBALLDI (festival).jpg
THAIS SOARES (festival).jpg
WILCOR (festival).jpg

O palco do Teatro Paulo Pontes, no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa, vai receber a II Noite da Música Negra Paraibana, no próximo domingo (26). As apresentações, com entrada gratuita, começam às 20h, realizada pelo Governo do Estado da Paraíba, através da Fundação Espaço Cultural (Funesc). A entrada é gratuita.

A lista de atrações conta com Laíz de Oyá, Mari Santana, Filosofino, João Carlos Jr, Elon, MC Hirlla, Pablito, Anita Garyballdi, Thais Soares, Wilcor, Mebiah e Fúria Negra. Esses artistas vão mostrar músicas autorais, acompanhados de uma banda formada por Italo Viana (baixo), Del Santos (percussão), Tarcísio Pereira (trompete), Manu Lima (vocais), DJ ZEBB (programações e beats) e Jader Finamore (direção musical e arranjos).

O evento está relacionado ao Dia Internacional de Luta Contra a Discriminação Racial, celebrado no último dia 21 de março. A data foi definida pela ONU, em memória das 69 pessoas mortas no chamado Massacre de Shaperville, em Joanesburgo, quando participavam de um protesto contra a Lei do Passe, em 21 de março de 1960.

Em 2021, a Funesc realizou a I Noite da Música Negra Paraibana. Os shows encerraram o Festival Pretitudes, que celebrou o Novembro Negro na Paraíba. O repertório da noite foi formado apenas por músicas de compositores negros paraibanos, como Chico César, Cassiano, Escurinho, Jackson do Pandeiro, Zé Katimba, Cátia de França e Odete de Pilar.

Na primeira edição do evento, estiveram no palco Pedro Índio Negro, Sandra Belê, Elon, Manu Lima, Filosofino, Caliandra Andrade, Vieira, Helayne Cristini, Lyvia Valéria, Nathalia Bellar, João Carlos Júnior, Totonho, Helton Souza, Laíz de Oyá, Toni Silva e Escurinho.

As atrações deste ano - Laíz de Oyá é idealizadora do grupo musical Coco de Oxum. Foi finalista do Festival de Música da Paraíba nos anos de 2021 e 2022. Como atriz, participou do Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul, no Rio de Janeiro, e do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro em 2022 com dois filmes paraibanos.

Mari Santana é flautista, cantora e compositora. Atualmente se apresenta em formação de quinteto, sendo acompanhada por Daniel Jesi (Baixo e Beats), ZEBB (DJ e Beats), Bruna Ávila (Percussão) e Claudio Gomes (Guitarra). Em 2021 lançou seu EP solo Doces Águas produzido pela FERVE, BBS Studio e DoSol Combo Cultural, disponível em todas as plataformas digitais.

Filosofino é artista independente da cidade de João Pessoa. Músico preto, tatuador, ilustrador, poeta marginal e praticante da poesia falada, incorporou ao seu estilo musical o rap, com influência do Jazz, soul, ragga e oralidade afro-nordestina.

O cantor e compositor João Carlos participou do IV Festival de Música da Paraíba. Nesta edição de 2021, ele ficou em primeiro lugar e também conquistou as premiações de Melhor Intérprete e Voto Popular ao defender a canção ‘Você viu’.

Nascido em Pombal (PB), Elon começou a se apresentar profissionalmente em 2012 no sertão da Paraíba. Lançou os singles ‘Afoita corrente’ (2019) e ‘Quentin’ (2021), além do EP ‘Tateia’ (2022), um trabalho com canções feitas durante a pandemia de Covid-19 e com produção musical de Helinho Medeiros. Elon já fez shows em Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo.

MC do rap paraibano e poetisa marginal, MC Hirlla é uma mulher preta, gorda e bissexual que luta contra o sistema patriarcal e racista. Ela é uma artista de rua independente e representante do Movimento Hip-Hop do Estado da Paraíba.

Pablo Giorgio, mais conhecido como Pablito, é cantor, compositor, apresentador e operário do audiovisual paraibano há mais de 10 anos. Como cantor, está à frente da banda Varal de Cabaré, com sonoridades do brega e do pop-rock.

Anita Garyballdi, do distrito de São Gonçalo (no Sertão da Paraíba), é cantora, compositora e bonequeira, com mais de 40 anos de jornada artística. Em 1999 fundou a banda São Gonçalo Jazz Pente. Em 2014 gravou o ‘Ainda Dapadá’, com Furmiga Dub. Foi homenageada no Salão de Artesanato da Paraíba em 2009. E este ano, no bloco Campina de Brincantes.

Cantora, musicista e produtora musical, Thaís Soares é de Campina Grande e já foi vocalista de bandas como a Symphonic Jazz, A Encruzilhada Blues Band, Pink Floyd Cover, Orquestra Andaluz. Atualmente, canta na Thais & The Traps. Já participou de grandes eventos de música, como o Fimus Jazz e o Festival de Inverno de Campina Grande.

Wil Cor é afroindígena, cantor, compositor e escritor. Ficou em terceiro lugar no III Festival de Música da Paraíba, em 2020. Seu álbum ‘Baladas negras de amor e insistência’ está em todas as plataformas de streaming. Wil Cor – juntamente com sua banda, Wil Cor & Eletrocores – está fazendo o pré-lançamento do EP ‘Funk Rock, Baby!’.

Mebiah fez parte do Coral Infantil da UFPB na década de 1990. Em 2019, foi selecionada para o Festival de Música da Paraíba e participou da eliminatória na cidade de Alagoa Grande. Foi finalista desse evento. Mebiah se apresentou no maior festival de hip hop do nordeste, o RDV, abrindo a noite para o rapper Djonga. Também já dividiu palco com Rapadura Xique-Chico.

A Fúria Negra, artista que viaja pelos ritmos de RnB e Rap como referência principal, é backing vocal de Bixarte, que venceu o IV Festival de Música da Paraíba. Tem trabalhos autorais e também versões que embalam o público do pop ao alternativo, fluindo no desenvolvimento das novas conexões e experiências sonoras na cena paraibana.