Notícias

Funesc exibe segunda semana de programação de férias para crianças

publicado: 12/01/2021 11h02, última modificação: 12/01/2021 11h02

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba exibe, neste sábado (16), a segunda parte de uma série de vídeos voltados para as crianças. O conteúdo traz uma compilação de melhores momentos de programas exibidos ao longo do ano de 2020 em seu canal no YouTube. Com o título “Janeiro na Funesc”, a programação está dividida em cinco partes. As próximas exibições ocorrem nos dias 16, 23, 30 e 31, sempre a partir das 15h. A apresentação fica por conta da jornalista Amanda Falcão.

Nesta semana segunda semana do projeto, o foco é a contação de histórias, com exibição dos vídeos “Contação Sustentável”, por Loma Dutra. Em seguida, Amanda Viana entra em cena com “As Histórias da Dona Chica”. Na sequência, Arly Arnaud apresenta “A Onça e o Bode Cantada por Cantos da Carochinha”. Os três vídeos fizeram parte da programação do edital Meu Espaço. A estreia do projeto aconteceu no último sábado (9) com a exibição de três videoaulas de circo.

No dia 23 serão exibidos dois curtas: “E Agora, Aninha?”, que tem direção de Bruna Campos e “Yá, me Conte Histórias”, com direção de Carine Fiuza. Todos dois projetos foram contemplados pelo edital Meu Espaço em 2020.

Na última semana serão exibidos mais três vídeos de teatro, no dia 30, começando com  “Teatro de Qualquer Coisa”, vídeo de Enrique Castillo. Na sequência, a TV Funesc exibe “Web Perfor – Portelinha”, com Pupilo. Os dois tiveram sua estreia no canal durante o projeto Meu Espaço. Para finalizar a parte de teatro, entra em cena “A Cigarra e a Formiga, sim senhor”, vídeo da Cia Cara Dupla de Teatro que estreou no Dia da Criança. 

No domingo, dia 31, haverá uma comemoração ao Dia Nacional dos Quadrinhos. Para marcar a data, serão exibidos os vídeos ‘Criação de Personagens e narrativas visuais em tirinhas’, de Tatiane Almeida; Workshop de Aquarela, de Diego Carneiro  e ‘Quadrinhos e Literatura: Diálogos Constantes’, de Marcelo Soares de Lima.

Janeiro na Funesc (on-line) – Em 2020 a Funesc realizou programação de férias com shows, oficinas para crianças, feirinha de artesanato, entre outras atividades. Diante da pandemia da Covid-19, com a suspensão das atividades presenciais em suas unidades culturais, a Fundação investiu nas atividades remotas. Dessa maneira, a edição 2021 do projeto Janeiro na Funesc ganhou versão on-line no canal do Youtube como forma de oferecer conteúdo de entretenimento para crianças durante o período de férias escolares. O material a ser reexibido foi selecionado pelas gerências de Circo, Teatro, Audiovisual e da diretoria da Biblioteca Juarez da Gama Batista. A produção e coordenação do projeto fica por conta das jornalistas Ana Felipe, Amanda Falcão e do músico Rafael Faria, responsável, também, pela edição dos vídeos.

 

Sinopses

Semana 2 - Contação de Histórias

Contação Sustentável

- Loma Dutra - Contação de História - Remígio

Sinopse: Contação de histórias com utensílios repensados. Caixas de fósforo, papelão e sabão ganham vida para que a diversão durante a quarentena seja garantida. Apresentação é da cidade de Remígio.

Ficha técnica - Trilha sonora: Daniel Santiago

 

-  As Histórias Da Dona Chica

- Amanda Viana - Contação de História - João Pessoa

Sinopse: A contadora Amanda Viana interpreta histórias a partir do repertorio de Dona Chica -  destacando a afetividade típica das avos e misturando memoria e fantasia – usando inclusive manipulação de bonecos. Em cena, durante 20 minutos, as personagens Menino Tuca, Menina Anita, Dona Chica e a Dona Minhoca.

Ficha técnica - Roteiro, som, imagem: Amanda Viana

- A Onça e o Bode Cantada Por Cantos Da Carochinha

- Arly Arnaud – Contação de História – Campina Grande

Sinopse: Formado pela atriz Arly Arnaud e a cantora Lara Sales, o projeto resgata as histórias e cantigas clássicas do imaginário popular.  A história contada neste vídeo tem como personagens a onça e o bode. Eles acabam construindo uma mesma casa, sem se dar conta. Quando percebem que têm direitos iguais sobre o "imóvel", resolvem muito a contragosto, morar juntos. A partir daí começam os conflitos, pois os dois têm personalidades e características distintas.