Notícias

Funesc estreia programa De Repente na Rede em homenagem a repentistas paraibanos

publicado: 07/07/2020 09h45, última modificação: 07/07/2020 09h48
1 | 3
2 | 3
3 | 3
de repente na rede4.jpeg
de repente na rede.jpeg
de repente na rede2.jpeg

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) estreia, nesta quarta-feira (8), o programa ‘De Repente na Rede’, uma versão alternativa do projeto ‘De Repente no Espaço’. Em seu novo formato, em vídeo, a atração será exibida semanalmente, sempre às 19h, pelo canal da Funesc no YouTube (https://www.youtube.com/funescpbgov). A apresentação é de Iponax Vila Nova.

A cada semana, o programa será dedicado a um poeta repentista paraibano. A sessão de estreia tem como homenageado Rogério Meneses. A agenda do mês de julho já está definida e a edição do dia 15 será dedicada a Raimundo Caetano. No dia 22, será a vez de João Lourenço e fechando o mês, o programa do dia 29 apresenta o poeta Nonato Neto.

Desde julho de 2015, a Funesc vinha realizando o projeto De Repente no Espaço mensalmente, sempre na primeira quarta-feira de cada mês, sem interrupção. O apresentador oficial e declamador é Iponax Vila Nova, coordenador do projeto, que, além conduzir as cantorias, realiza oficina de declamação e versos pelo estado, dentro do projeto.

Devido à pandemia da Covid-19, veio a necessidade de isolamento domiciliar e o projeto teve que ser temporariamente suspenso. Para suprir parcialmente essa ausência, foi criado o ‘De Repente na Rede’. Em seu novo formato, Iponax Vila Nova cita um poeta paraibano a cada semana.

Rogério Meneses - Nasceu em 25 de junho de 1962 no município paraibano de Imaculada, onde iniciou sua carreira de repentista. Foi para Caruaru (PE) em 1990 a convite do também cantador João Lourenço, formando uma dupla de grande repercussão. É formado em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru (Fafica) e pós-graduado em Gestão Pública pela Associação Caruaruense de Ensino Superior (Asces).

Iponax Vila Nova – Nascido na cidade de Cajazeiras no Alto Sertão paraibano, filho do pernambucano Ivanildo Vila Nova, o maior dos repentistas da atualidade, Iponax cresceu com a poesia no seu dia a dia. A poesia e a viola de Ivanildo estavam em todos os lugares da casa, e aos poucos foi despertando no menino o desejo de participar dessa disseminação da cultura popular. Fez da poesia a régua e compasso no seu projeto de vida. Ainda muito jovem, levou sua arte para todo país. Um verdadeiro ativista da cultura matuta, é um grande articulador da arte do repente, considerado um dos grandes nomes da poesia e da declamação dos nossos dias.

Serviço:

De Repente na Rede

Estreia: quarta-feira, 08/07, 19h

Homenageado: Rogério Meneses

Apresentação: Iponax Vila Nova

TV Funesc: youtube.com/funescgovpb