Notícias

Exposição e atração artística marcam o Encontro de Rendeiras de Bilros da Paraíba

publicado: 28/11/2018 23h00, última modificação: 08/05/2019 15h59

Uma exposição de trabalhos artísticos e apresentações culturais marcaram o I Encontro de Rendeiras de Bilros da Paraíba. O evento foi aberto na manhã desta quinta-feira (29), contando com um bom prestígio de público, seguindo até as 16h. Na solenidade de abertura, a diretora do Museu, professora Janete Rodriguez, representou o presidente da Fundação Casa de José Américo, professor Damião Ramos Cavalcanti, e a rendeira e facilitadora do ofício de renda de bilro, Dalvacir Gomes, representou o Grupo Raízes do Rendar, realizador do Encontro.

Na ocasião, Janete recebeu uma almofada doada à Fundação Casa de José Américo por familiares da rendeira Damiana do Carmo Rodrigues (Daminha), natural de Salgado de São Félix, um dos últimos redutos de rendeiras de Bilros da Paraíba. O presente foi entregue pelo viúvo da rendeira, Erivaldo Rodrigues, bastante emocionado. A almofada irá integrar o acervo do Centro de Literatura de Cordel, que será criado brevemente na FCJA. A estudante Luíza Picado declamou um poema.

O evento prosseguiu à tarde, com a troca de saberes entre rendeiras e visitantes, seguida da apresentação do Grupo de Dança e Animação Creusa Pires – Sesc. O Grupo, que surgiu em novembro de 2017, é formado por rendeiras de bilro e aprendizes e tem por finalidade resgatar esse patrimônio cultural na Paraíba e colaborar na divulgação dessa arte milenar. Os integrantes se reúnem, semanalmente, na Fundação Casa de José Américo, cuja instituição está estruturando um setor de Arte Popular.