Etapa final do 7º Festival de Música da Paraíba acontece neste domingo (9) com show de Cátia de França

publicado: 05/06/2024 09h57, última modificação: 05/06/2024 09h57

Depois de duas noites intensas de eliminatórias na cidade de Sumé, nas quais os 30 selecionados subiram ao palco para apresentar suas músicas no 7º Festival de Música da Paraíba, chegou o dia da grande final que vai premiar os três primeiros lugares, o melhor intérprete e a música escolhida pela votação popular on-line. Às 19h do próximo domingo, 14 finalistas se apresentarão no Teatro de Arena do Espaço Cultural, em João Pessoa, com show de encerramento de Cátia de França. A entrada é gratuita.

A edição deste ano homenageia o cantor e compositor de Sumé, Zé Marcolino, e a cantora e compositora de João Pessoa, Cátia de França. Serão pagos R$ 30 mil em prêmios, sendo R$ 10 mil para a música vencedora; R$ 7 mil para a segunda colocação; R$ 5 mil para o terceiro lugar. Melhor Intérprete recebe R$ 3 mil e a música escolhida pela votação popular on-line leva R$ 5 mil.

A votação popular está aberta no site do festival https://radiotabajara.pb.gov.br/festivaldemusica desde a manhã do último domingo (2) e vai até a execução da última música na noite da etapa final. Na página é possível ouvir a gravação ao vivo da execução na eliminatória de cada música finalista. A edição do ano passado registrou engajamento popular recorde com 89.106 mil votos pela internet.

O encerramento será com show da homenageada Cátia de França. Cantora, compositora, cordelista e multi-instrumentista paraibana, ela é uma das grandes representantes da música popular nordestina. Com 50 anos de carreira e seis discos lançados, o último ‘No Rastro da Catarina’ será apresentado no domingo. Ela influenciou artistas de diversas gerações e tem parcerias com Zé Ramalho, Sivuca, Dominguinhos, Elba Ramalho, Chico César, entre outros expoentes da música brasileira.

O Festival é uma realização do Governo da Paraíba, por meio da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), da Fundação Espaço Cultural (Funesc) e da Secretaria de Estado da Comunicação Institucional (Secom), e tem apoio da Prefeitura de Sumé, Companhia Paraibana de Gás (PBGás), Loteria do Estado da Paraíba (Lotep) e Companhia Docas da Paraíba. A sétima edição mantém o objetivo de reconhecer e divulgar a música paraibana, descobrindo e valorizando artistas que vêm surgindo no cenário cultural.

Confira a lista das músicas finalistas por ordem de apresentação:

1. Doce de Coco - Tathy Martins e Erik Pronk

2. Odé - Laiz de Oyá e Dani Baldissera

3. Confesso - Kelven

4. Enfim - Wister e Mayra Brito (composição de Wister)

5. Lamento é Mato - S. Turmalina

6. Porta estandarte das Ralés - Thiago Cruz

7. Viver o agora - Júlia Regina e Rooney Araújo

8. Negro Poder - Afrosonoro (composição de Regina Limeira e Sandra Belê)

9. Outros Sertões - Pablo Menezes e Caio César

10. Quilombo Groove - Filosofino

11. Impune Algoz - Alcides Prazeres