Equipe formada por estudantes da ECIT Cuité é a única da Paraíba a conquistar medalha na Olimpíada Brasileira de Tecnologia 2024

publicado: 28/05/2024 12h09, última modificação: 28/05/2024 12h10
WhatsApp Image 2024-05-27 at 15.22.18.jpg

Estudantes da Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) Jornalista José Itamar da Rocha Cândido do município de Cuité, conquistaram medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Tecnologia 2024 (OBT 2024). A equipe Greentech participou de duas fases obrigatórias com apresentação de um aplicativo que monitora uma horta agrícola. Na Paraíba, foram classificadas 77 equipes para a segunda fase, das quais apenas a da ECIT Cuité conseguiu a premiação.

O objetivo da Olimpíada é desenvolver habilidades em tecnologia da informação, trabalhar em equipe e criar soluções inovadoras para problemas reais. E, o aplicativo proposto é para monitorar todo o processo de plantio até colheita, além das vendas do que foi cultivado. Além do usuário poder conferir a umidade, temperatura e momento certo de fazer a irrigação.

A equipe Greentech é formada pelos estudantes Iarley Riquelme Gomes Lima, Ellen Andresa da Silva Costa, Giovanna Maria da Silva Mendes, Lívia Costa Marques Guedes, Pedro Fabiano Vieira dos Santos e o professor orientador João Paulo Santos da Silva.

Na primeira fase da Olimpíada, os participantes foram divididos em duas equipes, uma equipe matemática/técnica e outra equipe social. Cada uma delas, teve tarefas específicas como resolver desafios de matemática aplicada e lógica computacional para a equipe técnica. Para a equipe social, estudar e apresentar um problema relevante para a comunidade, dentro da temática dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). As equipes também gravaram um vídeo com o assunto escolhido.

Já na segunda fase, as equipes matemática/técnica e social se uniram para trabalhar na prototipagem de um aplicativo que possa solucionar o problema proposto pela equipe social e desenvolver a programação do aplicativo. Para essa fase, foram aprovadas 77 equipes da Paraíba, entre escolas públicas e privadas, mas apenas a equipe Greentech conseguiu a premiação e foi selecionada para participar da Semana EAT (Escola Avançada de Tecnologia).

O evento será nos dias 23 a 26 de julho em São José dos Campos (SP), onde terá uma semana de imersão tecnológica com oficinas, talk shows e visitas nas sedes da Embraer e dos Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). O evento ainda terá exposições com integrantes do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), dos Estados Unidos, e do ITA.

A Greentech também terá oportunidade de participar do Desafio App, uma prova opcional que dará como premiação um curso gratuito de uma semana no MIT Massachusetts Institute of Technology Brazil, em Boston (EUA), em março de 2025 para o time vencedor com tudo pago.