Empaer e UFCG distribuem mudas florestais e frutíferas com produtores rurais

publicado: 23/02/2023 10h46, última modificação: 23/02/2023 10h52

Agricultores familiares dos municípios de Cabaceiras e São Domingos do Cariri, no Cariri Paraibano, receberam mudas de espécies forrageiras, florestais e frutíferas que contribuem para a formação de quintais produtivos, recuperação de áreas degradadas e blocos de ração para os animais. A ação surgiu a partir da parceria entre a Universidade Federal de Campina Grande (Campus de Sumé), e a Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Sedap.

Entre as mudas recebidas e distribuídas estão as espécies de leucena, moringa, acerola, tamarindeiro, gravioleira, ipês, acácia, aroeira e craibeira. Essas mudas são de grande importância para os produtores rurais desses municípios, porque servirão para a formação de bancos de proteínas (leucina e a moringa) destinados à alimentação animal. Também serão usadas na implantação de quintais produtivos, com as fruteiras, e ajudarão na recuperação de áreas degradas e no embelezamento de ruas e do campo com as plantas florestais ornamentais.

As mudas foram entregues durante visita dos extensionistas Geneilson Evangelista, da gerência da Empaer em Cabaceiras, e José Roberto e Silvana Farias, de São Domingos do Cariri ao Campus da UFCG, em Sumé.