Notícias

Dia Internacional da Dança: Entrevista Funesc recebe o bailarino Erik Breno

publicado: 28/04/2022 09h14, última modificação: 28/04/2022 09h14

O Entrevista Funesc desta sexta-feira (29), vai destacar o Dia Internacional da Dança, recebendo o bailarino paraibano Erik Breno. A partir das 17h, o jornalista Jãmarrí Nogueira conduz o papo no Instagram da Funesc (@funescgovpb), ao vivo.

Erik integra espetáculos de excelente repercussão junto à crítica e ao público, como ‘Sobrevivência dos vaga-lumes’ (ao lado de Joyce Barbosa). Este mês, ele participou da Caravana Interatos, apresentando o espetáculo ‘Terreiro Envergado’ em Pedras de Fogo.

A conversa tem abertura para interação dos espectadores através de mensagens que são acompanhadas por Jãmarrí Nogueira. Semanalmente, o Entrevista Funesc recebe artistas responsáveis pelos mais diversos tipos de manifestação cultural, de diversas partes da Paraíba.

O Entrevista Funesc faz parte de uma série de ações da Fundação através da TV Funesc (no YouTube: funescpbgov) e das redes sociais (como shows, entrevistas, debates, reportagens, performances e oficinas). Também tem projeto da Funesc veiculado através da Rádio Tabajara FM (105,5).

Erik Breno integra o Tanz. Esse coletivo surge em 2006 da inquietação de dois artistas com experiências diferentes. Erik Breno e Edigar Palmeira, um bailarino e um ator, fazem de suas experiências o motor de arranque que os move até hoje.

Com ‘Experimento Raíz’ foram premiados como melhor espetáculo, melhor coreografia e melhor bailarino na Mostra estadual de teatro e dança, em 2010 no FENART (Festival Nacional de Artes PB).

A dupla criou uma série de obras Experimento Raiz n2, Experimento Raiz n3 e participou de vários festivais e mostras até o ano de 2013, caracterizando-se assim como uma companhia de pesquisa e experimentação.

Em 2013, surge a performance ‘O Santuário’, um tipo de sacrário pessoal onde o corpo fala sobre suas memórias e dos rituais de cada um, dando ênfase no diálogo com a paisagem local, a obra se desdobrou e então nasceu o ‘Terreiro envergado’.

Em 2014, com esse espetáculo, os dois participam do Festival do Teatro Brasileiro realizando apresentações pelo Ceará e Espírito Santo, em 2015 aprovam um projeto de circulação e realizam uma turnê pelo interior do Nordeste passando por 10 cidades dos estados da PB, PE, RN e CE com o espetáculo.

Em 2017, passam a pesquisar outras formas de recepção da obra e criam a obra/performance ‘Cartografias temporárias’ apresentada na mostra SESC Ariús em João Pessoa. Mais recentemente, o Tanz montou ‘Zoopraxiscópio’, uma obra multilinguagem que trata do próprio ser humano e seus anseios.

Dia Mundial da Dança - O Dia da Dança foi criado em 1982 pelo Comitê Internacional da Dança da UNESCO. O 29 de abril foi escolhido como Dia Internacional da Dança em homenagem a data de nascimento de Jean-Georges Noverre (1727-1810), um mestre do balé francês.

Noverre foi bailarino e professor de balé, e ficou conhecido por ter escrito uma das obras sobre a dança mais importantes da história, Lettres sur La Danse ou “As Cartas Sobre a Dança”, em português.