De Repente no Espaço traz a poesia de Ivanildo Vila Nova e Felipe Pereira

publicado: 01/06/2023 10h46, última modificação: 01/06/2023 10h46
ivanildo vila nova, PE.jpeg

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) realiza, na próxima quarta-feira (7), mais uma edição do “De Repente no Espaço”. A edição de junho traz o experiente Ivanildo Vila Nova (PE) e Felipe Pereira (RN), representando a nova geração de poetas da cultura popular paraibana. A apresentação fica por conta de Iponax Vila Nova, declamador oficial do evento. O encontro acontece no Mezanino 2 do Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, a partir das 19h. A entrada é gratuita.

O veterano Ivanildo Vila Nova é considerado um dos maiores repentistas em atividade. Chegou a ser eleito pelos seus pares como o “Cantador do Século XX”. Com mais de 50 anos de carreira, foi uns dos principais personagens na profissionalização do repente. O pernambucano já levou a cantoria nordestina para todos os cantos do Brasil e continua sendo figura constante nos festivais. Profissional da cantoria desde 1963, Ivanildo tem participação em mais de 500 congressos, noitadas e torneios de cantadores.

Já Felipe Pereira tem 27 anos e, atualmente, é um dos mais jovens cantadores e repentistas do Brasil. Ele começou sua carreira em 2011, participando de projetos culturais promovidos pela Prefeitura de Natal (RN). Em 2013, encarou o mundo do repente como profissão inspirado e motivado por grandes nomes da viola, como Ivanildo Vila Nova, Os Nonatos e Raimundo Caetano.

A trajetória de sucesso ficou marcada, em 2014, com a gravação do primeiro CD e do DVD, gravado no Teatro Patativa do Assaré, em Juazeiro do Norte (CE) que mantendo a tradição das cantorias de pé de parede, mostra a interação da plateia e o desenvolvimento do repentista ao cantar de improviso.

Nesse encontro de gerações, os mestres da arte do improviso brincam com as palavras, transformando fatos do cotidiano em versos rimados, prometendo uma noite de poesia e violadas. O público pode interagir com os poetas, sugerindo temas para as rimas e desafios. Rápidos no raciocínio e no gatilho mental, a resposta vem de imediato ao oponente. O apresentador é uma atração à parte, com sua memória infalível ao declamar versos de poetas que são referência na arte do repente.

Iponax Vila Nova – Nascido na cidade de Cajazeiras no alto sertão paraibano, filho do pernambucano Ivanildo Vila Nova, o maior dos repentistas da atualidade, Iponax cresceu com a poesia no seu dia a dia. A poesia e a viola de Ivanildo estavam em todos os lugares da casa, e aos poucos foi despertando no menino o desejo de participar dessa disseminação da cultura popular.

Fez da poesia a régua e compasso no seu projeto de vida. Ainda muito jovem, levou sua arte para os mais distantes grotões do país. Um verdadeiro ativista da cultura matuta, é um grande articulador da arte do repente, considerado um dos grandes nomes da poesia e da declamação dos nossos dias.

Sobre o projeto – O “De Repente no Espaço” é um projeto da Funesc lançado em julho de 2015 e faz parte das ações de ocupação do Espaço Cultural. Até março de 2020, os encontros costumavam acontecer na primeira quarta-feira do mês, mas foram interrompidos em razão da pandemia da Covid-19. Para preencher a lacuna, foi criada uma versão on-line do projeto, com o nome De Repente na Rede, transmitido semanalmente no canal da Funesc no Youtube.

Em 2022, o projeto ganhou uma versão itinerante em parceria com o Detran, passando por 11 cidades paraibanas com o nome de De Repente na Estrada.  A cada nova edição, o público conta com diferentes atrações da Paraíba e de outros estados da Região. Em janeiro e julho de 2016, foram realizados o 1º e 2º “Desafio De Repente”, com várias duplas de repentistas da Paraíba e de outros estados. O apresentador oficial e declamador é Iponax Vila Nova, coordenador do projeto.

Serviço:

De Repente no Espaço

Quarta-feira, 7/6, 19h

Local: Mezanino 2 - Espaço Cultural José Lins do Rego

Repentistas: Ivanildo Vila Nova (PE) e Felipe Pereira (RN)

Apresentação Iponax Vila Nova