Notícias

De Repente na Rede faz homenagem póstuma ao poeta paraibano Apolônio Cardoso

publicado: 22/02/2022 09h25, última modificação: 22/02/2022 09h26
Apolonio Cardoso De repente.jpg

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) exibe, nesta quarta-feira (23), mais um programa da série De Repente na Rede, versão alternativa do projeto De Repente no Espaço. A atração on-line é exibida semanalmente, sempre às 19h, pelo canal da Funesc no YouTube (www.youtube.com/TVfunesc). A apresentação é de Iponax Vila Nova, que nesta edição faz uma homenagem póstuma ao repentista Apolônio Cardoso.

Apolônio Cardoso nasceu em Campina Grande (PB) em 1938, em uma família humilde. Durante a infância, trabalhou como engraxate e, aos 18 anos, mudou-se para Mossoró (RN), em busca de oportunidades como violeiro e repentista. Lá, foi se destacando e passou a tocar em bares e na Rádio Difusora do município. Anos mais tarde, de volta à Campina, formou-se em Direito e, além de poeta e repentista, tornou-se advogado e professor de História.

Por escrever sobre flores em quase todos seus poemas, Apolônio ficou conhecido como o “poeta das flores”. Em 1974, criou e organizou o Primeiro Congresso Nacional de Violeiros, realizado no Teatro Municipal Severino Cabral, em Campina Grande, em parceria com Ivanildo Vila Nova, José Gonçalves e outros. Apolônio Cardoso faleceu em 22 de dezembro de 2014, na cidade onde nasceu, deixando um legado de grande importância para a cultura popular nordestina.

Iponax Vila Nova é o apresentador oficial, declamador e coordenador do projeto, que, além conduzir as cantorias, realiza oficinas de declamação e versos pelo estado. Mesmo mantendo o formato virtual do ‘De Repente na Rede’, que vem acontecendo há mais de dois anos, devido à Pandemia, ele deu início, em janeiro deste ano, junto com a Funesc, ao ‘De Repente na Estrada’, projeto presencial que envolve 30 repentistas de seis estados nordestinos e que, até dezembro, circulará nos municípios de Bananeiras, Campina Grande, Cuité, Monteiro, Patos, Aguiar, São Bento, Cajazeiras, Sousa, Princesa Isabel e Itabaiana, fortalecendo a arte do repente no interior paraibano.

Serviço 

De Repente na Rede 

Quarta-feira, 23/02/2022, às 19h 

Homenageado: Apolônio Cardoso (PB)

Apresentação: Iponax Vila Nova 

TV Funesc: www.youtube.com/TVfunesc