Notícias

De Repente na Estrada encerra temporada 2022 com Festival Confronto das Gerações

publicado: 21/12/2022 08h59, última modificação: 21/12/2022 09h01
festival repentistas.jpg

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) realiza, em parceria com o Detran-PB, a 12ª e última edição do projeto ‘De Repente na Estrada’. O evento de encerramento é gratuito e acontece nesta sexta-feira (23), às 20h, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural, em João Pessoa. A edição especial acontece em formato de festival, com o tema Confronto das Gerações, trazendo os repentistas Ivanildo Vilanova (PE), Rogério Meneses (PB), Raimundo Caetano (PB), Ismael Pereira (CE), Sebastião Dias (RN), Felipe Pereira (RN), André Santos (PE), João Lídio (PE), Zé Albino (RN) e Jeferson Silva (PI). A apresentação fica por conta de Iponax Vila Nova, coordenador do projeto. 

O projeto De Repente na Estrada foi lançado em janeiro, em João Pessoa. Desde então, percorreu os municípios de Bananeiras, Campina Grande, Cuité, Monteiro, Patos, Aguiar, São Bento, Cajazeiras, Sousa, Princesa Isabel e Itabaiana. Agora volta à capital paraibana para encerrar a temporada 2022.

Ivanildo Vila Nova, um dos maiores repentistas da atualidade. Nascido em Caruaru (PE), Ele cresceu acompanhando o pai, o cantador José Faustino Vila Nova, pelas noitadas de cantorias. O ofício abarca gerações e é deixado como legado, já que seu trabalho saiu do Sertão para ganhar projeção nacional e até alcançar outros países.

Rogério Meneses é natural de Imaculada (PB), onde iniciou sua carreira de repentista. É formado em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru, cidade onde reside atualmente. Tem quase 20 anos de profissão na cantoria, já participou de centenas de festivais e gravou três CDs e um DVD.

Raimundo Caetano é paraibano, mas reside atualmente em Caruaru (PE), e se destaca como um dos maiores repentistas de todos os tempos. Ele já foi um dos homenageados do programa De Repente na Rede e é conhecido pela grande participação em festivais regionais e nacionais, além da premiação na maioria deles.

Ismael Pereira é filho de cantador e reside em Lavras da Mangabeira (CE). É poeta, repentista, escritor popular, coordenador do Ponto de Cultura Repente e Cordel na Escola, além de presidente da Associação dos Cantadores Repentistas, Escritores, Poetas, Compositores e Apologistas do Nordeste (Acrepcane). Também é graduado em Direito e especialista em Direito Público. Ele nasceu em Aurora, no Ceará, município conhecido per ser um celeiro de cantadores e repentistas, tradição que se mantém dos mais antigos para os mais jovens.

Sebastião Dias, poeta que nasceu em Ouro Branco (RN) e desde cedo, a partir da leitura de folhetos de cordel e da cantoria de viola, trabalha com a arte do improviso.

Felipe Pereira é um dos artistas mais jovens do gênero repente. É idealizador do projeto "Memórias da Poesia", vitrine para jovens e veteranos. Começou sua carreira em 2011, participando de projetos culturais promovidos pela prefeitura de Natal (RN).

André Santos nasceu em Afogados da Ingazeira (PE) e, com menos de 30 anos, é um dos jovens cantores repentistas, integrando a nova geração do repente nordestino. Começou a carreira em 2014, nas cantorias de pé de parede em Tabira (PE). Em 2016 gravou seu primeiro DVD e, em 2018, lançou seu CD de canções, com 11 faixas autorais.

O poeta sertaniense João Lídio, cantador de viola, repentista profissional, radicado em Gravatá (PE). Ele é cantador de viola profissional e apesar de ainda jovem, é hoje um dos principais nomes da nova geração de repentistas nordestinos. Cria do Mestre Ivanildo Vilanova, por cujas mãos adentrou para cantoria  João Lídio tem diversos CDs gravados.

Jeferson Silva é poeta, repentista e nasceu no município de José de Freitas (PI). Começou a cantar com o incentivo de seu pai, João Batista. Logo, passou a fazer dupla com o seu irmão, Jairo Silva, também poeta, repentista e natural do mesmo município. Juntos, disseminam repentes e canções através da participação em vários festivais e programas locais. Atualmente, ambos vivem em Lavras da Mangabeira (CE) e dão continuidade às apresentações e projetos culturais.

O repentista Zé Albino é natural da cidade de Itaú (RN) e já participou de festivais como o 1º Festival dos Cantadores Repentistas Mais Jovens do Nordeste, representando a nova geração de poetas populares. 

Programação

23/12, 20h – João Pessoa (Festival De Repente na Estrada - Especial)

Local: Sala de Concertos Maestro José Siqueira, Espaço Cultural José Lins do Rego.