Notícias

Concerto da Orquestra Sinfônica da Paraíba com Lucy Alves celebra os 439 anos da cidade de João Pessoa

publicado: 01/08/2024 09h13, última modificação: 01/08/2024 09h17
1 | 4
2 | 4
3 | 4
4 | 4
Lucy Alves_33  A (1).jpg
2º concerto_ospb_25.04.24_thercles silva (25).jpg
3º concerto_ospb_25.05_marcelo máximo (8).jpg
3º concerto_ospb_25.05_marcelo máximo (11).jpg

Um concerto especial em comemoração aos 439 anos da cidade de João Pessoa vai reunir a Orquestra Sinfônica da Paraíba e a cantora paraibana Lucy Alves. O encontro ocorre no feriado de segunda-feira (5), às 20h30, na Praça do Povo do Espaço Cultural, sob regência do maestro Gustavo de Paco de Gea.

A entrada é gratuita, mas as pessoas interessadas em ver de perto essa homenagem à capital podem contribuir com 1kg de alimento não perecível. As doações serão destinadas às instituições de assistência social. A programação especial conta, ainda, com a Feirinha Cultural Espaço Criativo, realizada pela Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), com variedades, artesanato, brechó e gastronomia. A feira começa às 17h.

A música ‘Meu Sublime Torrão’, de Genival Macedo, é a escolhida para abertura do concerto. Na sequência, o programa traz ‘Um Tom para Jobim’ (Oswaldinho do Acordeón e Sivuca), ‘Rapsódia Gonzagueana’ (Sivuca), ‘De Volta pro Aconchego’ (Dominguinhos e Nando Cordel), ‘Ai que Saudade D’ocê’ (Vital Farias), ‘Amor a Perder de Vista’ (Lucy Alves e Badu), ‘Xaxado no Chiado’, (Lucy Alves/ Yuri Queiroga), ‘Muita estrada’ (Lucy Alves/ Fausto Nilo), ‘O Nosso Amor não é Daqui’ (Lucy Alves, Tiê Castro, Ivyson, Nairo, Dougie e Zeider), ‘Forró em Cabedelo’ (Lucy Alves, Fella Brown, Tiê Castro e Gabriel Moulin), ‘Melaço’ (Lucy Alves e Rachel Reis). A composição ‘Frevo Mulher’, de Zé Ramalho, fecha a apresentação.

A convidada

A paraibana Lucy Alves iniciou a carreira na música ainda criança. Integrou a Orquestra Infantil da Paraíba, como violinista, e formou o Grupo Clã Brasil, ao lado das três irmãs e dos pais. Formada em música pela Universidade Federal da Paraíba, Lucy lançou o primeiro CD “A Sedução do Clã Brasil”, em 2002, e desde então tem se firmado como uma voz potente na representatividade nordestina musical.

Lucy se destacou no reality “The Voice Brasil” (2013), o que lhe rendeu convite para participar do musical “Nuvem de Lágrimas”, recebendo uma indicação para o prêmio Bibi Ferreira. Ainda na carreira musical, em 2016, com o álbum “Lucy Alves & Clã Brasil no Forró do Seu Rosil”, ela foi indicada ao Grammy Latino.

Apesar de ter nascido em berço musical, Lucy equilibra seus dons artísticos e se firma como uma grande atriz. Seu trabalho mais recente na televisão foi a novela “Travessia”, como a protagonista Brisa e a próxima participação na Globo será no remake de “Renascer”. A sua estreia na TV foi em 2016, quando viveu a antagonista Luzia dos Anjos, em “Velho Chico”. No ano seguinte, esteve em “Tempo de Amar” e, em 2020, interpretou a protagonista

de “Amor de Mãe” na primeira fase da novela. Em 2022, estreou na Netflix na série “Só Se For Por Amor”.

O regente

Natural de Buenos Aires (Argentina), Gustavo de Paco de Gea graduou-se pelo Conservatório Juan José Castro. Depois de atuar como docente e flautista em orquestras argentinas, foi convidado pela Universidade Federal da Paraíba para ser professor do Curso Superior e de Extensão de Flauta, onde ensina até hoje.

Foi membro fundador do Quinteto Latinoamericano de Sopros e da Orquestra Sinfônica da Paraíba, atuando como primeiro flautista, e desde 1985, é primeiro flautista da Orquestra Sinfônica do Recife (PE). Detentor de vários prêmios nacionais e internacionais, Gustavo de Paco de Gea tem se apresentado nos mais importantes festivais do Brasil.

É regente de orquestra desde 2001, ano em que criou a Orquestra de Câmara Municipal de João Pessoa, sendo diretor artístico e regente titular até 2010. Em 2012, foi nomeado maestro e diretor artístico da Orquestra Criança Cidadã, em Recife (PE), e, no ano seguinte, foi designado para reger o Concerto de Estreia da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba (OSUFPB), regendo desde então recorrentemente esse organismo como maestro convidado.

De 2014 a 2018, foi maestro assistente da Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa e atualmente é o regente titular da Orquestra Sinfônica da Paraíba.

Dicas

A equipe de organização do evento lembra ao público que não será permitida a entrada de bebidas em garrafas de vidro. Outra dica é em relação ao estacionamento, que está parcialmente interditado por conta da obra de retelhamento do Espaço Cultural. Para reduzir o número de carros em circulação no entorno do local, a sugestão é adotar a carona compartilhada.

Outros convidados

Como já tem se tornado tradição, a Orquestra Sinfônica da Paraíba se une a convidados especiais para celebrar o aniversário da cidade de João Pessoa, como forma de enaltecer a cultura e as raízes paraibanas e nordestinas. Já foram convidados para a celebração Zélia Duncan e Maria Juliana (2015), Zé Ramalho (2016), Cátia de França e Nathália Bellar (2017), Chico César (2018), Paralamas do Sucesso, Genival Lacerda, João Lacerda, Lívia Valéria e Thallyson Ramos (2019), Cátia de França (2022) e Santanna, o Cantador (2023).

Serviço

João Pessoa 439 anos

Segunda-feira (5/8), às 20h30

Concerto Especial Orquestra Sinfônica da Paraíba Convida Lucy Alves

Regência Maestro Gustavo de Paco de Gea

Local: Praça do Povo (Espaço Cultural)

Feirinha Cultural a partir das 17h

Arrecadação de 1kg de alimento não perecível