Com apoio da Empaer, criadores de Santa Cecília acertam venda da produção de leite

publicado: 10/03/2022 10h47, última modificação: 10/03/2022 10h52
Santa Cecilia4 08-03.jpg
Santa Cecilia2  08-03.jpg

Com o intuito de fomentar a bacia leiteira no município de Santa Cecília, no Cariri paraibano, a produção de 30 produtores rurais vai ser adquirida pela empresa de laticínios Leblon. O produto vai ser entregue, até o fim da semana, após a instalação de um tanque de resfriamento.

Recentemente, foi realizada uma reunião entre representantes da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária - Empaer, vinculada à Sedap, Prefeitura Municipal e empresários para acertar os detalhes.

Durante o encontro, também foi definido que o preço do litro de R$ 1,70 terá reajuste quinzenal, seguindo a tendência do mercado. Para ser fornecedor, o criador deve se dirigir até a Secretaria de Agricultura do Município e preencher o cadastro.

O gerente regional da Empaer em Campina Grande, Ailton dos Santos, informou que a decisão de buscar uma alternativa para viabilizar a pecuária leiteira em Santa Cecília partiu de conversas com produtores rurais, que nos últimos meses vinham acumulando prejuízos com a fabricação de queijos e outros derivados.

Ele destacou que, além de afastar os atravessadores na compra do leite, os criadores têm a garantia do pagamento no dia acertado. “Havia a necessidade de se encontrar uma alternativa, e apresentamos como uma das saídas a comercialização ao laticínio, logo aceita por todos os presentes na reunião. Então, buscamos a parceria da prefeitura, que se mostrou bastante interessada e, por fim, intermediamos a compra junto à empresa de laticínios, que de imediato acatou a proposta”, afirmou.

O empresário Flávio Marcone Filho, da Lebon, acredita que será uma grande parceria envolvendo os produtores de Santa Cecília, a prefeitura municipal e a Empaer. Desde maio de 2019, a empresa trabalha com a compra de leite no Cariri, já atuando em três municípios da região. O empresário informou que o preço do litro de leite é reajustado a cada quinzena, seguindo a tendência do mercado.

A sede da empresa fica em Caturité, tem capacidade de absorver mais de 60 mil litros de leite diários e trabalha com diversos derivados do leite. “Nosso interesse é manter uma parceria continuada e crescermos juntos”, ressaltou.