Notícias

Cine Banguê On-line exibe dois curtas mineiros nesta sexta-feira

publicado: 26/08/2021 08h30, última modificação: 26/08/2021 08h32
1 | 2
2 | 2
fantasmas-01.jpg
rapsodia-para-um-homem-negro-01.jpg

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) exibe, nesta sexta-feira (27), mais uma sessão do projeto Cine Banguê On-line. Serão exibidos os curtas Fantasmas, dirigido por André Novais Oliveira e Rapsódia para o Homem Negro, que tem direção de Gabriel Martins. A exibição única ocorre às 20h, no canal TV Funesc no YouTube (/tvfunesc). Após a sessão, os filmes não ficarão mais disponíveis.

A sessão desta semana é uma parceria entre o Cine Banguê e a produtora Filmes de Plástico, sediada em Minas Gerais desde 2009, formada pelos diretores André Novais Oliveira, Gabriel Martins, Maurílio Martins e pelo produtor Thiago Macêdo Correia. Juntos, seus filmes já foram selecionados em mais de 200 festivais no Brasil e no mundo, ganhando mais de 50 prêmios.

O Cine Banguê Online é realizado desde o ano passado e surgiu como uma alternativa nesse período de pandemia da Covid-19 em que as salas de cinema permanecem fechadas para evitar aglomerações.

Confira os detalhes dos filmes:

Curta: Fantasmas

11’ | Minas Gerais | Ficção | 2010 |Direção: André Novais Oliveira |Classificação: Livre

Sinopse: O fantasma da ex. Uma vizinha de Gabriel teria visto sua ex-namorada de anos passar por aquela esquina. Ele dá um zoom na câmera ligada e aguarda uma confirmação. Precisar ver para depois esquecer.

 Curta: Rapsódia para o Homem Negro

24’ | Minas Gerais | Ficção | 2015 | Direção: Gabriel Martins | Classificação: 12 anos

Sinopse: Odé é um homem negro. Seu irmão, Luiz, foi espancado até a morte durante um conflito em uma ocupação de Belo Horizonte. O filme utiliza alegorias e simbolismos para contextualizar as relações políticas, raciais, de ancestralidade e urbanização no mais recente cenário político brasileiro.

Saiba mais sobre os realizadores

André Novais Oliveira: nasceu em 1984. É formado em História pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e em Cinema pela Escola Livre de Cinema/BH. Seu trabalho com audiovisual perpassa pelas áreas de Roteiro, Direção, Assistente de Direção, Produtor, Montador, Captador de Áudio e Diretor de Fotografia. Além de ter oferecido oficinas de roteiro e já foi programador e curador da conceituada sala Cine Humberto Mauro, localizada no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Dirigiu e escreveu os curtas metragens: “Fantasmas” (2010); “Domingo” (2011); “Pouco mais de um mês” (2013); “Quintal” (2015). E os longas metragens: “Estado de Sítio” (Co-direção) (2011), “Ela volta na quinta” (2014) e “Temporada” (2018), este último disponível no catálogo da Netflix.

Juntos seus filmes já foram selecionados em mais de 200 festivais como a Quinzena dos realizadores em Cannes(com Pouco mais de um mês em 2013 e Quintal em 2015), Festival de Rotterdam, FID Marseille, Indie Lisboa, BAFICI, Festival de Cartagena, Los Angeles Brazillian Film Festival, Festival de Cinema de Brasília e Mostra de Cinema de Tiradentes, ganhando mais de 50 prêmios, como a Menção Especial do Júri na Quinzena dos Realizadores em Cannes e o Prêmio de Melhor Filme pelo Júri Oficial na XI Semana dos Realizadores do Rio de Janeiro e no XI Panorama Coisa de Cinema de Salvador.

Gabriel Martins Alves: é Bacharel em Cinema e Vídeo pelo Centro Universitário UNA, graduação em 2010. Cursou dois módulos na Escola Livre de Cinema, em Belo Horizonte. Desde 2005 atuante no mercado de audiovisual, já trabalhou em mais de 30 filmes, em funções como roteirista, produtor, diretor, montador, editor de som, compositor de trilha-sonora, diretor de fotografia, câmera, operador de som, finalizador de imagem e ator.