Notícias

Alunos da rede estadual premiados em concurso de redação da Fapesq iniciam viagem

publicado: 19/11/2019 09h54, última modificação: 19/11/2019 09h54
Transposição.SaoFrancisco.1.jpeg

Os alunos da rede estadual de ensino do Estado da Paraíba vencedores do concurso de redação iniciaram, na manhã desta segunda-feira (18), a viagem para Petrolina (PE). O concurso foi promovido pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia (SEECT).

Participam da viagem/prêmio os alunos Joel Martins, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Maria Lins, em São Miguel de Taipu, que venceu em 1º lugar; o aluno Carlos André Ferreira de Sá (2º lugar), da Escola Cidadã Integral Técnica Adv. Nobel Vita, em Coremas; e Wesley Vanderson Vieira (3º lugar), da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. José Duarte Filho, em Uiraúna, bem como a professora Marilene Sales da Costa Lima, que orientou o aluno Joel em sua redação.

A turma saiu às 5h da manhã, de Campina Grande, com primeira parada para uma visita técnica à Transposição do Rio São Francisco, em Cabrobó. Eles se hospedam em Petrolina e nesta terça-feira (19), realizam uma visita à UNIVASF - Universidade Federal do Vale do São Francisco. Na parte da tarde, o grupo visita a Barragem de Sobradinho. Dia 20, participam do Semiárido Show, evento promovido pela Embrapa, e conhecem projetos de desenvolvimento sustentável e de inovação que possam ser aplicados na região onde residem.

A programação continua no dia 21, com visita técnica pela manhã à propriedades rurais e a um packing-house (lugar onde são embaladas as frutas), e na parte da tarde realizam visita técnica a uma vinícola. A viagem encerra na sexta-feira (22), com visita técnica à Capribom - Cooperativa dos Produtores Rurais de Monteiro-PB. Para o presidente da Fapesq, esse é o primeiro concurso de redação promovido pela Fundação, com expectativas de que seja realizado todos os anos. “O concurso de redação é mais uma iniciativa do Governo do Estado em popularizar a ciência e levar o conhecimento aos jovens da rede pública de ensino, para que através deles a informação seja disseminada”, afirmou Roberto Germano, presidente da Fapesq.

O concurso

O concurso teve como tema ‘Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável’ e fez parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Estado. Mais de 11 mil alunos da 3ª série do ensino médio participaram do concurso, com o envolvimento de 201 escolas, sendo 33 redações selecionadas na etapa regional.

O concurso teve como objetivo promover, entre os alunos, a discussão da temática voltada para a Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, além de preparar os estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).