Notícias

‘De Repente na Estrada’ leva poesia de Biu Dionísio (PE) e André Santos (PE) para Água Branca

publicado: 18/09/2023 10h45, última modificação: 18/09/2023 10h45
1 | 2
2 | 2
biu dionísio (1).jpeg
André Santos-PE (portal).jpeg

 A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) realiza, nesta quinta-feira (21), mais uma edição do projeto “De Repente na Estrada”. A próxima parada será no município de Água Branca. Os convidados são os pernambucanos Biu Dionísio e André Santos. A apresentação fica por conta de Iponax Vila Nova, declamador oficial do evento. O acesso é gratuito e a cantoria começa às 20h, na Praça da Cultura, localizada ao lado da Igreja Matriz.

 André Santos nasceu em Afogados da Ingazeira (PE) e, com apenas 30 anos, é um dos jovens poetas repentistas, integrando a nova geração do repente nordestino. Começou a carreira em 2014, nas cantorias de pé de parede em Tabira (PE), município onde vive desde criança. Em 2016, gravou seu primeiro DVD e, em 2018, foi a vez de lançar um CD de canções, com 11 faixas autorais. Participou nas mesas de glosas de todo Pajeú pernambucano e em grandes congressos de repentistas, a exemplo do Festival da Nova Geração do Repente (Fenoger), em Campina Grande (PB) e Gravatá (PE), destacando-se como campeão em uma das edições.

Severino Dionísio nasceu em Vitória de Santo Antão (PB) tem 40 anos de profissão como poeta repentista e ao longo de sua trajetória artística, já participou de mais de 600 festivais. Destaca-se também por ter criado alguns gêneros para a cantoria, como “Casa de Taipa”, “Os paus da porteira” e “Maritaca”. É de sua autoria o poema “Mulher nota 10”, no qual ressalta os variados ofícios e afazeres femininos e como as mulheres acabam conseguindo se destacar, com nota máxima, em todas as áreas.

Iponax Vila Nova – Nascido na cidade de Cajazeiras no alto sertão paraibano, filho do pernambucano Ivanildo Vila Nova, o maior dos repentistas da atualidade, Iponax cresceu com a poesia no seu dia a dia. A poesia e a viola de Ivanildo estavam em todos os lugares da casa, e aos poucos foi despertando no menino o desejo de participar dessa disseminação da cultura popular. Fez da poesia a régua e compasso no seu projeto de vida. Ainda muito jovem, levou sua arte para os mais distantes grotões do país. Um verdadeiro ativista da cultura matuta, é um grande articulador da arte do repente, considerado um dos grandes nomes da poesia e da declamação dos nossos dias.

De Repente na Estrada - O projeto, que teve início em 2022, já passou por várias cidades paraibanas, como uma extensão do ‘De Repente no Espaço’, que acontece desde 2015 nas dependências do Espaço Cultural da Paraíba, em João Pessoa. Durante a pandemia da Covid-19, a iniciativa derivou ainda o ‘De Repente na Rede’, com transmissões online das cantorias de viola no canal da Funesc no Youtube. Em Água Branca, o projeto conta com apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

Serviço:

De Repente na Estrada - Água Branca

21/09, às 20h

Repentistas: Biu Dionísio (PE) e André Santos (PE)

Apresentação Iponax Vila Nova

Local: Praça da Cultura (ao lado da igreja matriz)