Notícias

Paraíba recebe Projeto Piloto de Monitoramento de Programas Sociais

publicado: 07/10/2019 09h01, última modificação: 08/10/2019 07h53
1 | 3
Fotos: Alberto Machado
2 | 3
3 | 3
03-10-19 Reunião Com Argentinos na SEDH Foto-Alberto Machado  (1).JPG
03-10-19 Reunião Com Argentinos na SEDH Foto-Alberto Machado  (5).JPG
03-10-19 Reunião Com Argentinos na SEDH Foto-Alberto Machado  (7).JPG

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano recebeu na quinta-feira (03), equipe do projeto piloto de monitoramento de programas sociais, fruto de parceria firmada pelo Ministério da Cidadania, a empresa Microsoft e a Província de Salta, na Argentina, para apresentação de informações coletadas em visitas domiciliares do Programa Primeira Infância no SUAS/Criança Feliz.

A cidade paraibana de Campina Grande, destaque na implementação do Programa foi escolhida para receber o projeto piloto que tem o objetivo de transferir experiências e ferramentas para a implementação de inteligência artificial que apoiem melhorias no atendimento do programa social brasileiro que beneficia crianças de até três anos, integrantes do Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal, e de até seis anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), além de gestantes.

Durante esta semana, os visitadores e supervisores do programa Criança Feliz, em Campina Grande, foram capacitados e testaram a ferramenta na coleta de dados durante as visitas domiciliares. Após essa etapa, a equipe formada por técnicos da Província de Salta e a chefe de gabinete da Secretária Nacional de Promoção do Desenvolvimento Humano do Ministério da Cidadania, Luana Nunes Konsen, Florentino Júnior Araújo, assessor de monitoramento e avaliação do PNUD para o Programa Criança Feliz e Maria Clotilde Prado, coordenadora geral de sistemas, apresentaram as informações que foram coletadas e avaliadas em conjunto, à Secretaria de Desenvolvimento Humano da Paraíba. Já que é de responsabilidade da equipe estadual do Programa o monitoramento e o assessoramento das ações executadas pelos municípios.

Para Luana Nunes, “o resultado dessa troca de experiências possibilitará o aperfeiçoamento dos sistemas visando aumentar a efetividade das políticas públicas voltadas para as famílias atendidas”.

Já para a secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Neide Nunes, “o projeto piloto é de suma importância, porque estão condensados nesta ferramenta, vários dados que podem ser utilizados por todas as políticas públicas, de maneira intersetorial. Na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano, no qual desenvolvemos Política de Segurança Alimentar, Direitos Humanos, de Trabalho e Assistência Social, utilizaremos os dados como subsídios para a criação e implementação de novos programas estaduais. Parabenizo o trabalho da equipe da Província de Salta e do Ministério da Cidadania, colocando a Paraíba à disposição para a implementação”.   

O Projeto Horus, como é chamado, é utilizado há cinco anos na província argentina e apresenta informações detalhadas sobre a real situação de cada pessoa entrevistada pelos visitadores. O Brasil é o quinto país da América Latina que recebe a experiência do sistema de monitoramento desenvolvido no país vizinho.