Secretaria de Agricultura Familiar faz reunião virtual com o Secretário Cláudio Furtado da Educação

publicado: 14/05/2020 20h39, última modificação: 14/05/2020 20h39
WhatsApp Image 2020-05-14 at 20.20.42.jpeg
WhatsApp Image 2020-05-14 at 20.20.42 (1).jpeg

A Equipe da Secretaria de Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido, designada pelo secretário Luiz Couto como força tarefa para encaminhamentos de ações referentes aos efeitos causados pela pandemia da Covid-19, realizou hoje (quinta-feira, 14) uma reunião por vídeoconferência com o Secretário de Estado da Educação, Claúdio Furtado.

O objetivo da reunião com o Secretário Cláudio foi na perspectiva de que a Secretaria de Educação pudesse Incluir os produtos da Agricultura Familiar nas cestas básicas, que serão distribuídas com os estudantes da rede estadual de ensino durante o período de pandemia.

A comissão dialogou com o secretário e mostrou a importância de que os alimentos oriundos da Agricultura Familiar fossem contemplados nas cestas, uma vez que os segmentos da Agricultura Familiar, como associações e cooperativas, dispõem de logística para atender as demandas das compras por parte da secretaria.

A equipe fez uma rápida exposição dos produtos e quantidades que poderiam ser adquiridos, citou a Lei do PNAE referente aos 30% das compras da agricultura familiar para as escolas.

Por sua vez, O Secretário Cláudio explicou, para a equipe da SEAFDS, que a compra atual já está em andamento.
"Agradeço muito a disponibilidade da equipe em detalhar sobre a produção da Agricultura Familiar no nosso Estado. Quero dizer que o edital para essa compra de 246 mil cestas básicas totalizam um montante de Dez milhões, em que três milhões são recursos do PNAE, e sete milhões, recursos do Estado, tudo em consonância com a Lei aprovada pela Assembleia Legislativa da Paraíba.

O Secretário ressaltou o momento e a dificuldade em torno da logística para incluir nessa compra, que está em andamento, um kit extra com produtos da Agricultura Familiar, pois a entrega da compra em execução está prevista para o final do mês de maio.
"Nesse momento não deu certo, mas poderemos estudar possibilidades em outras parcerias que controlem os produtos da Agricultura Familiar. Sem dúvidas, só vai agregar mais valor e nutrientes à alimentação", Disse.

A equipe da Secretaria de Agricultura Familiar falou com o secretário sobre novas parcerias, logo que passar o período de pandemia. Parcerias que podem ser firmadas como abertura de novos editais do PNAE, para agricultura familiar, a escola de agronomia em Pindobal, abatedouros da UEPB, ações do Consórcio Nordeste e o fórum de gestores regional.

O Secretário de Educação se prontificou e disse que, quando tudo voltar ao normal, entrará em contato para aprofundamento sobre os assuntos dialogados.

O Secretário Executivo da SEAFDS, Jonildo Cavalcante, e demais membros participantes da força-tarefa da SEAFDS lamentaram que a produção dos Agricultores não entrou nas cestas que serão distribuídas com os estudantes, mas saíram da reunião com perspectivas de proveitosas futuras parcerias que devem contemplar o público da Agricultura Familiar do Estado.

Participaram da reunião por vídeoconferência a equipe da Secretaria de Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido.
Jonildo Cavalcante, Erasmo Lucena, Viviane Aquino e Cícero Legal.