Notícias
Solidariedade e esperança marcam ações de Natal na Penitenciária Padrão de Santa Rita
Pela primeira vez, a Penitenciária Padrão de Santa Rita promoveu um evento natalino para as crianças e os filhos dos reeducandos. Ao chegar à guarita para adentrar a unidade prisional para um dia normal de visita, as crianças e familiares se depararam com a grade sendo aberta pela policial penal e, surpresa, saía o "Bom Velhinho", de barba branca e vestes vermelhas. Eles correram para o abraço dizendo: Papai Noel, Papai Noel... Foi um momento muito emocionante. Logo em seguida, foram mais uma vez surpreendidas ao ver uma mesa repleta de presentes.
A ação contou com o apoio dos policiais penais da unidade, OAB, UFPB e a Pastoral evangélica. Foram distribuídos brinquedos (bonecas/bonecos, bolas, carrinhos e demais itens) e servido um lanche especial, com guloseimas para todos os gostos (bolo, pipocas, salgadinhos, sanduíches, refrigerantes, entre outras delícias). E muitas brincadeiras.
“Idealizamos e colocamos em prática essa ação visando promover acolhimento, dignidade da pessoa humana, alegria, esperança e solidariedade. Entendemos que todos merecem respeito mesmo em contexto de privação de liberdade. Além de resgatar a essência do Natal, estamos contribuindo com o fortalecimento dos laços familiares e amor ao próximo”, declarou Carlos Soares, diretor.
Solidariedade – Logo após a entrega dos presentes e lanche com a criançada, a ação se estendeu extra muros. Os policiais penais se deslocaram para a comunidade Alto dos Populares e distribuíram brinquedos e lanches para 30 crianças. Cerca de 100 crianças foram beneficiadas com a ação realizada no dia 22 de dezembro. Inesquecível para elas e para todos os envolvidos. O engajamento dos policias penais e parceiros tornaram possível a ação solidária.
A solidariedade contribui com a ressocialização, uma vez que a participação da sociedade é essencial para que o processo seja bem-sucedido.
_______
Ascom-Seap/PB
Fotos: Carlos Soares