Notícias
Seap recebe do IFPB mais de 8.000 livros para as bibliotecas das prisões na Paraíba
As diversas bibliotecas e salas de leitura do sistema prisional paraibano estão recebendo um reforço em seu acervo com a doação de 8.296 livros. As obras nas áreas de Biologia, Arte, Geografia, História, Filosofia, Química, Física, Ciência e Tecnologia, Matemática, Ciências da Natureza, Literatura, Inglês, Espanhol, Crônicas, além de Dicionário e outras temáticas, vão se somar aos mais de 17 mil livros que a Seap recebeu do Departamento Penitenciário Nacional em 2020.
A entrega simbólica dos cerca de 8.300 livros ocorreu nesta quarta-feira (13) no campus do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), em João Pessoa, feita pelo diretor geral Neilor César dos Santos, ao secretário da Administração Penitenciária, delegado João Alves. O secretário executivo da Seap, João Paulo Barros e o gerente executivo de Ressocialização, João Rosas, também participaram da reunião quando ainda foram discutidas possibilidades de futuras parcerias entre a Seap e o IFPB.
O secretário João Alves classificou como “muito importante para nosso projeto de ressocialização a doação desses mais de oito mil livros que estarão sendo distribuídos nas unidades prisionais, principalmente onde já existe o programa A Leitura Liberta, justamente para que as pessoas privadas de liberdade tenham a oportunidade de ler novas obras, aprendam mais, tirem o melhor proveito da leitura para que sejam beneficiados com a remição da pena. Agradecemos muito ao IFPB por essa doação significativa e nós precisamos dessas parcerias”.
Na ocasião os gestores da Seap e do IFPB dialogaram sobre propostas para a concretização de novas ações de parcerias entre as duas instituições.
O diretor geral do campus do IFPB em João Pessoa, professor Neilor César dos Santos, agradeceu a visita do secretário do secretário João Alves, do secretário executivo João Paulo Barros e demais visitantes e destacou que de fato os livros vão fortalecer a educação no sistema prisional. O IFPB já tem parceria com a Seap e novos termos de cooperação técnica devem ser firmados. “Tivemos várias outras ideias, na nossa instituição trabalhamos com educação, ciência e tecnologia e abrimos as portas para que essa parceria se consolide, se fortaleça e possamos contribuir para cada vez mais o nosso estado se desenvolver”.
A atual superintendente da Escola do Serviço Público do Estado da Paraíba (ESPEP), Ivanilda Matias Gentle, o de Administração e Finanças do campus, Josué Santos e o chefe do Departamento de Inovação, Pós-graduação, Pesquisa, Extensão, Cultura e Desafios Acadêmicos, Leandro Santos também participaram do encontro.
O secretário executivo da Seap, João Paulo Barros, o gerente de Ressocialização, João Rosas e a superintendente da ESPEP, Ivanilda Matias, também assinaram o Termo de Doação dos 8.296 livro na condição de testemunhas e durante as conversações enfatizaram a importância que têm as atividades educacionais também dentro das prisões, ferramentas que colaboram com o aumento dos índices de reinserção social e consequentemente a redução das reincidências criminais.