Notícias

Seap-PB monta laboratório de informática para reeducandos em duas unidades na comarca de Patos

publicado: 23/04/2022 13h31, última modificação: 23/04/2022 13h31

A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária - Seap continua realizando os trabalhos de ressocialização com objetivo de capacitar cada vez mais os reclusos com vistas à reintegração na sociedade. Desta feita, o projeto visa a montagem de laboratório de informática em duas unidades, na comarca de Patos, que conta com equipamentos cedidos pela Justiça Federal da Paraíba-JFPB e da própria Seap e onde haverá capacitação intensiva para sua profissionalização e educação de nível superior para reeducandos (as) aprovados (as) para cursos de nível superior, através do SISU .

O Secretário João Alves falou sobre o termo de cooperação com os órgãos parceiros para aquisição de equipamentos: “Os equipamentos irão auxiliar nesse processo de fortalecimento da educação, especialmente para oferta de cursos no formato de Educação à Distância - nessa parceria entre a Secretaria de Administração Penitenciária do Estado, a Justiça Federal na Paraíba, com a participação da Associação dos Juízes Federais (Ajufe) e o Instituto Mundo Melhor”, destacou.

A transferência dos equipamentos de informática da Seção Judiciária da Paraíba para a Seap-PB faz parte de um conjunto de ações do “Programa Ressocializa” - iniciativa que visa incentivar o trabalho e a profissionalização de reeducandos e egressos do sistema prisional nas instalações físicas da Seccional paraibana. A entrega dos bens aconteceu na terça-feira (05), no Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), localizado no edifício-sede da JFPB, em João Pessoa.

Na oportunidade de entrega esteve presente o gerente executivo de ressocialização, João Rosas, que assinou o termo de transferência de posse e troca de responsabilidade. Ele informou da importância desses equipamentos para esse objetivo de capacitação aos reeducandos das unidades do Sertão: é de muito valor e chegou em boa hora, quando ampliamos nossas estruturas para capacitarmos cada vez mais e ver que a ressocialização é um grande passo para oferecer qualidade de vida pós reclusão” enfatizou João Rosas.

A JFPB cedeu através de um termo de cessão de uso, a posse de 10 computadores completos com monitores de vídeo LCD de 19 polegadas, mouses, teclados e CPUs, transferidos gratuitamente, através do Programa Ressocializa, oficializado através de um Acordo de Cooperação Técnica (nº 03/2021) e conta ainda com o apoio do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) e do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB).