Notícias

Seap oferta em Cajazeiras primeiro curso do Programa Estadual de Reinserção Social 'Novo Tempo'

publicado: 29/09/2021 15h02, última modificação: 29/09/2021 15h05
1 | 1
WhatsApp Image 2021-09-29 at 15.00.55.jpeg

A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap) começou esta semana na Penitenciária Padrão de Cajazeiras, o curso Qualidade no Atendimento em Meios de Hospedagem. O curso está sendo ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e é uma ação do Programa Novo Tempo, lançado recentemente pela Seap através da Gerência Executiva de Ressocialização.

A Seap lançou o "Programa Estadual de Reinserção Social pelo Trabalho e Capacitação Profissional Novo Tempo" no dia 13 de setembro na Penitenciária Criminalista Geraldo Beltrão, localizada na capital.

O Programa é uma parceria com a Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (ESPEP) e a Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba para a oferta de cursos profissionalizantes com o PARAIBATEC, programa de capacitação profissional do Estado da Paraíba em colaboração com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Na ocasião o secretário Sérgio Fonseca destacou a relevância deste Programa de Reinserção Social na diminuição da reincidência no sistema prisional. "A reincidência só se vence com projetos de educação e trabalho, e o Governo do Estado reconhece essa necessidade e, por isso, vem investindo nos pilares da educação e trabalho no sistema penitenciário da Paraíba." O secretário também ressalta o valor deste programa de acordo com o Planejamento Estratégico da Seap, por trazer qualificação profissional, atividades laborais, educacionais e promover a reintegração social.

“A duração do curso em Cajazeiras é de 30 horas.  A capacitação  vai ser ministrada até o dia 8 de outubro das 14h às 17 horas”, informa o gerente de Ressocialização João Sitonio Rosas.

O diretor da Penitenciária Padrão de Cajazeiras, Tales Almeida, revela: “Temos procurado ampliar essas parcerias com o intuito de oferecer cursos profissionalizantes aos reeducandos, sobretudo em se tratando de instituições que têm reconhecimento a nível nacional na área do ensino profissional, como é o caso do Senac e Sest Senat. Os reeducandos têm demonstrado muito interesse nos cursos, e com certeza até o fim do ano formaremos outras turmas”.

A superintendente da ESPEP, Ivanilda Gentle, defende a importância do programa para aqueles que não têm uma qualificação profissional "esse projeto oferece mais uma oportunidade de qualificação profissional de mão de obra para o mercado de trabalho. Isso é muito valioso para os reeducandos que chegaram no sistema penitenciário sem nenhum contato com o mercado de trabalho."