Seap, Educação e parceiros inauguram sala de aula na cadeia de Coremas

publicado: 08/04/2024 17h59, última modificação: 08/04/2024 17h59
sala de aula cadeia de Coremas.jpeg
sala de aula cadeia de Coremas4.jpeg
sala de aula cadeia de Coremas5.jpeg
sala de aula cadeia de Coremas2.jpeg

O governo do Estado da Paraíba por meio da Secretaria de Educação em parceria com a SEAP vem ampliando ações educacionais com aulas de formas presencial e com acompanhamento individual.

Destas parcerias buscam fortalecer as políticas públicas visando a promoção de uma política de integração social buscando o desenvolvimento humano social ao público egresso do sistema prisional.

No dia 05 de abril de 2024, aconteceu a inauguração de mais uma sala de aula na Cadeia Pública de Coremas para atender aos estudantes privados de liberdade do ciclo II ao ciclo VI do ensino médio. As escolas que atendem esse público alvo são EEEF Carlos Luiz de Araújo, com o Ensino Fundamental e a EEEM Nobel Vitta com o Ensino Médio.

Esse acontecimento foi um momento significativo e de suma importância, pois os estudantes terão um ambiente mais adequado para a aprendizagem e posterior ser inserido ao mundo do trabalho. Esse avanço se dá pela junção de forças e parcerias com a SEE, SEAP e com a Prefeitura de Coremas.

Na ocasião várias autoridades marcaram presença o Prefeito de Coremas, Irani Alexandrino, a primeira dama da cidade Antônia Alexandrino, a Gerente Operacional de Educação par Pessoas Privadas de Liberdade, Professora Eliane Aquino, a Assessora Pedagógica da GEEJA, Anelita Pereira Lopes, a Secretária de Educação Municipal, Maria Selma de Araújo,  a Secretária da Assistência Social, Cleofta Andrade Ramalho, a Gerente da Sétima Gerência Regional de Ensino da Educação, Maria do Carmo Lima Pereira, as gestoras das escolas que atendem os estudantes, Anaires Guimarães de Oliveira e Fátima Silva Cavalcante, representante das professoras, Ivone Machado Oliveira, diretor da Cadeia de Coremas, João Soares de Andrade, Policial Penal, Dorismar Soares, e demais autoridades...

“Educação é um direito que não se extingue com o cumprimento da pena e esse pensamento está gravado em todos nós que fazemos a Gerência Operacional de Educação para Pessoas Privadas de Liberdade”, relata Eliane Aquino. E complementa com a fala de Paula Freire, “o sujeito aprende para se humanizar, aprender é completo da formação do sujeito como humano”.

Os profissionais envolvidos agradecem aos Secretários Antônio Roberto de Araújo, Secretário de Estado da Educação-SEE e João Alves Albuquerque, Secretário de Estado da Administração Penitenciária-SEAP, que estão sempre trabalhando em prol de uma educação de qualidade para garantir o direto à educação.

_______

Ascom/Seap