Notícias

Reeducandos são capacitados para serem facilitadores no programa de alfabetização de jovens e adultos nas prisões

publicado: 22/03/2022 06h05, última modificação: 22/03/2022 06h05
1 | 2
2 | 2
manual de facilitadores.jpg
WhatsApp Image 2022-03-19 at 14.34.06.jpeg

A Secretaria de Administração Penitenciária do Estado da Paraíba firmou parceria com o IBRAEMA – Instituto Brasileiro de Educação e Meio Ambiente, com o objetivo de erradicar o analfabetismo entre a população privada de liberdade em nosso estado. O IBRAEMA é uma referência nacional na alfabetização de jovens e adultos e utiliza o método Laubach para alfabetização de Jovens e Adultos dentro do Sistema Prisional, este amplamente aplicado em diversos países.

O secretário de Administração Penitenciária, Sérgio Fonseca, falou da importância dessa parceria que vem ampliar os horizontes da educação dentro do Sistema Prisional da Paraíba, principalmente para os privados de liberdade que não tiveram oportunidade de estudar ou de serem alfabetizados: “É um momento importante para a política de reinserção social em nosso estado. É com investimento do governo na política de educação que a transformação positiva acontecerá. Nossa meta é erradicar o analfabetismo até o ano de 2029”, afirmou o gestor da Pasta, Sérgio Fonseca.

Ele informou que 400 alunos das primeiras turmas já receberam os kits do facilitador, o material didático do método de Frank Laubach, e explicou que já estão sendo capacitados os facilitadores que são os próprios reeducandos (as), e que esses farão a alfabetização através da metodologia de Frank Laubach para todos os contemplados com a educação aplicada.

Os kits entregues aos Reeducandos (as) são compostos por 5 livros com o manual do facilitador e 4 livros para os alunos (as). No final do curso que funciona em média de 8 a 9 meses eles receberão um certificado de formatura pela conclusão do ciclo de alfabetização e estarão aptos ao ingresso nas demais fases da EJA – Educação de Jovens e Adultos.

50 reeducandos passaram por uma capacitação de facilitadores na última quinta-feira 17/03/22 ofertada de forma on line pelo instituto IBRAEMA Os facilitadores são os próprios Reeducandos que ministrarão as aulas usando os módulos fornecido pela instituição (Instituto IBRAEMA).

O Gerente Executivo de Ressocialização João Rosas, avaliou como extremamente positiva a ação que vai possibilitar a ampliação das possibilidades de reinserção social dentro do sistema prisional da Paraíba e oportunizar a elevação da escolarização da população privada de liberdade do estado “Um avanço na área de educação prisional que vem favorecer os reeducandos e dinamizar a reinserção social do sistema”.

A Coordenadora do Programa IBRAEMA na Paraíba PPL, María Welma Santos dos Prazeres, falou da importância da aplicabilidade do método Laubach vendo como uma oportunidade para que as pessoas privadas de liberdade tenham acesso à Educação.
“Quando essas pessoas tiverem sua liberdade e chegarem lá fora terão outras visões de futuro, terão um outro olhar, uma esperança”. Ela enfatizou que “a Seap-PB, na pessoa do secretário Sérgio tem tido um olhar magnífico a essas pessoas privadas de liberdade. Assim também como o Governo que tem feito ações extraordinárias em nosso Estado e junto ao Sistema Penitenciário”, reforçou Welma.

O Programa IBRAEMA terá início a partir desta segunda-feira, 21, acontecerá dentro das Unidades Prisionais. Podendo essas aulas serem ministradas em celas ou pavilhões assim também como nas salas de aulas da próprio Unidade e está dentro da proposta do plano de ação de educação do Estado da Paraíba, para que todos os privados de liberdade tenham acesso ao ensino e a educação até 2029.

Por: Juvinete Lourdes / Assessoria de Imprensa da Seap