ParaíbaTEC expande Ação Prisional com capacitação de quase 90 reeducandos no segundo semestre de 2024

publicado: 21/08/2024 17h29, última modificação: 21/08/2024 19h36
WhatsApp Image 2024-08-21 at 17.22.10.jpeg
WhatsApp Image 2024-08-21 at 19.27.00 (1).jpeg
WhatsApp Image 2024-08-21 at 17.18.20.jpeg
WhatsApp Image 2024-08-21 at 18.51.04.jpeg
WhatsApp Image 2024-08-21 at 19.25.51.jpeg

A Ação Prisional do ParaíbaTEC começou o segundo semestre de 2024 com cinco novas turmas e 86 alunos distribuídos em penitenciárias de quatro cidades da Paraíba. A iniciativa é fruto da parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (SEE-PB) e a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), visando à reintegração social de pessoas privadas de liberdade por meio da capacitação profissional. No primeiro semestre, 79 alunos foram certificados em seis cursos oferecidos nas penitenciárias de Campina Grande, Santa Rita, Guarabira, João Pessoa e Patos.

Os cursos disponibilizados no âmbito da ação prisional abrangem áreas variadas, como Microempreendedor Individual (MEI), Agente de Gestão de Resíduos Sólidos, Pintor de Obras Imobiliárias, Operador de Computador e Pedreiro de Alvenaria. As aulas são ministradas nas penitenciárias Padrão de Santa Rita, João Bosco Carneiro em Guarabira, Desembargador Silvio Porto e Criminalista Geraldão Beltrão, ambas em João Pessoa. A formação busca oferecer qualificação técnica que possa ser utilizada pelos reeducandos em sua reintegração ao mercado de trabalho após o cumprimento de suas penas.

De acordo com o secretário de Estado da Educação, Wilson Filho, as ações do ParaíbaTEC, além de impactarem diretamente os reeducandos, refletem o compromisso da gestão estadual em proporcionar oportunidades a todos os cidadãos. “Os resultados até agora demonstram o impacto positivo da iniciativa, que vai além da formação técnica. Ao oferecer educação formal e capacitação profissional, o ParaíbaTEC contribui com a cidadania dos reeducandos e com o objetivo de prepará-los para uma reintegração bem-sucedida à sociedade. Com a parceria entre as secretarias estaduais e a adesão dos alunos, o programa também favorece a quebra do ciclo de violência, proporcionando alternativas mais sustentáveis e dignas para o futuro dos participantes”, finaliza.

Rinaldo Filho, coordenador adjunto pedagógico da ação prisional do ParaíbaTEC, destaca a importância do projeto para além da capacitação técnica. “Nosso trabalho vai além de apenas oferecer capacitação. Trata-se de abrir portas para uma nova chance de vida, de oferecer esperança e dignidade a quem busca uma segunda oportunidade. Sabemos que o caminho da reintegração à sociedade não é fácil, e por isso estamos aqui, comprometidos em fornecer as ferramentas necessárias para que possam construir um futuro diferente”, pontuou.

No primeiro semestre de 2024, a ação Prisional do ParaíbaTEC já havia alcançado resultados expressivos, com a certificação de 79 alunos nas cinco penitenciárias onde o projeto é implementado. Os cursos, com durações variadas, foram selecionados conforme as demandas do mercado e as possibilidades de aplicação prática, tanto durante o cumprimento da pena quanto após a libertação. O intuito é aumentar as chances de reinserção dos participantes, reduzindo, assim, os índices de reincidência criminal.

João Rosas, gerente de Ressocialização da Secretaria de Administração Penitenciária, também reforça o papel da parceria entre as secretarias na execução desse projeto. “A parceria entre a Secretaria de Estado da Educação e a Secretaria de Administração Penitenciária é fundamental para que possamos avançar na perspectiva da reinserção social, na dimensão da profissionalização dessas pessoas. Isso também atende uma determinação do nosso governador João Azevedo e do Secretário João Alves, de integração entre as secretarias, para fortalecer sobretudo a pauta da reintegração social, contribuindo com a diminuição da reincidência criminal no nosso estado”, declarou Rosas.

_______

Ascom/Seap-PB com Ascom/SEE-PB