Notícias
Oito professoras com atuação na Seap-PB relatam em livro projetos exitosos que ajudam a ressocializar reeducandos
As professoras e professores que atuam no sistema prisional da Paraíba têm missão de suma importância: alfabetizam, aplicam o ensino fundamental e médio, além de preparar os reeducandos para a conquista de vagas em cursos de nível superior. Oito professoras participam do livro "Mulheres que fazem acontecer no sistema penal da Paraíba".
As educadoras Josélia de Sousa Ferreira e Ana Cláudia da Silva Pereira inclusive conquistaram em 2023 o Prêmio Mestres da Educação, concedido pelo Governo do Estado. O livro contém cerca de 300 páginas. O secretário da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária, João Alves, parabeniza todas as 448 mulheres que atuam na Seap pela passagem do Dia Internacional da Mulher nesse 8 de março.
Conheça agora os temas que as oito professoras registram na obra inédita que reúne no total 33 mulheres que atuam na Secretaria de Estado da Administração Penitenciária da Paraíba:
Mediação Escolar e Cultura de Paz – Desenvolvimento do Protagonismo da Saúde Socioemocional - “Da Cela Para a Vida – A Educação Faz o Futuro Parecer um Lugar de Esperança e Transformação” - Ana Cláudia da Silva Pereira.
Educação em Prisões (Perspectiva inclusiva: Relatos de uma Experiência Exitosa - Eliane Maria de Aquino.
Crônicas de uma Vivência: Quem ama, corre! - Germana Dália.
Homenagem aos Homens que Encontram Força nos Cárceres - Glória Maria Soares Souza.
Empreendedorismo social como iniciativa para ressocialização: Relato de Caso do Projeto "o outro lado da moeda" na cadeia pública de Pombal-PB - Joselia de Sousa Ferreira.
Mulheres na Educação em seus múltiplos espaços de atuação - Relatos de Experiências na Educação em Prisões - Maria Samaia Ferreira Belo.
Desafios da Educação - Além das Grades - Maria Welma Santos.
Dois Abismos - Nilda Vaz.
_______
Ascom/Seap-PB Josélio Carneiro
Fotos: acervo das autoras