Notícias
No mês dedicado às mulheres a Seap destaca a ressocialização na penitenciária Feminina Júlia Maranhão
As políticas do Governo do Estado voltadas às pessoas em situação de privação de liberdade avançam nas unidades prisionais. Neste mês de março a Secretaria da Administração Penitenciária, dentro das homenagens às mulheres, destaca as boas práticas de ressocialização nos presídios femininos, com incentivos do secretário João Alves de Albuquerque e equipe.
Depois de divulgarmos as ações na cadeia feminina de Cajazeiras, destacamos agora as boas práticas na Penitenciária de Recuperação Feminina “Maria Júlia Maranhão”, em Mangabeira, João Pessoa, as reeducandas estudam, confeccionam bonecas no projeto Castelo de Bonecas, têm remição da pena por meio da leitura e resenha de livros, algumas fazem faculdade na modalidade EAD, participam de atividades dos grupos de evangelização, de todas as pastorais, de diversas denominações que frequentam a unidade diariamente.
“A Seap oferta cursos de qualificação às reeducandas com a finalidade prepará-las para o mercado de trabalho quando conquistarem a liberdade além de também outros cursos que são ofertados pontualmente por instituições parceiras, e é nesse sentido que nós, enquanto Estado, oportunizamos possibilidades de um novo recomeço para essas mulheres”, destacou a diretora do Júlia Maranhão, Cinthya Almeida, acrescentando que o secretário João Alves tem priorizado as políticas públicas estabelecidas pelo Governo João Azevêdo objetivando ressocializar pessoas.
Aos sábados acontecem a visita dos familiares das internas já previamente cadastrados na unidade. Há também um projeto de leitura com as crianças, os filhos das internas. Elas leem, contam histórias com seus filhos, com a participação de profissionais externo.
A penitenciária também dispõe de um núcleo de saúde, uma equipe multidisciplinar composta com sete profissionais que prestam assistência à saúde das reeducandas, um direito assegurado pela Lei das Execuções Penais da pessoa privada de liberdade.
Em relação às mulheres grávidas, o pré-natal dessas mulheres é feito dentro da unidade, por essa equipe de saúde, e demais exames e consultas são feitos em hospital de referência, que tem parceria com o Sistema Penitenciário.
_______
Ascom/Seap-PB
Por Josélio Carneiro