Integração Interestadual: Paraíba e Pernambuco em Ação no Fortalecimento das Políticas Penais

publicado: 12/06/2024 15h34, última modificação: 13/06/2024 07h55
Integração-Seap-PB-e-PE.jpg

Em um movimento significativo para o fortalecimento das políticas penais no Nordeste, ocorreu nesta terça-feira (12) na Superintendência de Capacitação e Ressocialização da Secretaria de Administração e Ressocialização de Pernambuco (Seres-PE) uma reunião crucial entre policiais penais da administração penitenciária dos Estados da Paraíba e de Pernambuco. O encontro, realizado em Recife, teve como objetivo principal discutir a viabilidade de um evento regional focado na elaboração de projetos para aprimorar o sistema prisional.

De acordo com o secretário da Administração Penitenciária da Paraíba, João Alves Albuquerque, que encaminhou três servidores da Seap para a reunião, “o encontro proposto será um marco na busca por soluções mais eficazes para os desafios enfrentados pelo sistema penitenciário na região. A troca de conhecimento e a cooperação entre os estados são vistas como estratégias essenciais para o desenvolvimento de políticas prisionais mais justas e eficientes”.

Representaram a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária da Paraíba, o policial penal Thiago Robson Lopes, presidente do Conselho da Comunidade da Comarca de João Pessoa e gestor do PROCAP (Programa de Capacitação Profissional e Implementação de Oficinas Permanentes); Luciana Gualberto, subgerente de Programas e Projetos da Seap/PB e Josafá Welles Bandeira Soares, subgerente de Contratos e Convênios. Pela Seres-PB participaram: Renato Pinto - Gerente de Projetos e Convênios; Josafá Reis - Superintendente do Patronato e  Augusto Sales - Gerente Geral de Ressocialização.

O gestor do PROCAP, Thiago Lopes, destacou que durante a reunião, foram abordadas diversas questões essenciais para a melhoria das condições carcerárias e a eficiência administrativa nas penitenciárias dos dois estados. Entre os tópicos mais debatidos, destacaram-se a necessidade de promover a capacitação contínua dos profissionais envolvidos, bem como a implementação de práticas inovadoras de gestão.  “Todos os participantes da reunião expressaram otimismo quanto aos próximos passos e a concretização do evento regional. A integração entre Paraíba e Pernambuco demonstra um compromisso sólido com a melhoria contínua das políticas penais, beneficiando tanto os profissionais da área quanto a sociedade em geral”, pontuou.

Ascom/Seap