Inaugurado cultivo hidropônico do projeto “Hortas para a Liberdade” no Presídio Regional de Sapé

publicado: 19/07/2024 22h10, última modificação: 19/07/2024 22h19
Inaugurado o cultivo hidropônico_ Presídio Sapé_23.jpg
Inaugurado o cultivo hidropônico_ Presídio Sapé_24.jpg
Inaugurado o cultivo hidropônico_ Presídio Sapé_25.jpg

Uma iniciativa inovadora. Na manhã desta terça-feira (16) foi inaugurado o cultivo hidropônico do projeto "Hortas para a Liberdade" no Presídio Regional de Sapé. A horta hidropônica destina-se à ressocialização dos privados de liberdade a partir do ensino profissionalizante em agricultura, visa contribuir com a alimentação ofertada na unidade prisional. O evento teve a presença de diversas autoridades e representantes da sociedade civil.

Marcaram presença o secretário-chefe do governo da Paraíba, Roberto Paulino, o secretário executivo da Seap, João Paulo Barros, o Gerente de Ressocialização da Seap, João Sitônio Rosas, Jonny Brilhante, policial penal e diretor da unidade prisional, o coordenador do projeto, Lucas Bras Barbosa, o juiz da 1ª Vara Mista de Sapé, Anderley Ferreira Marques, a defensora pública, Waldelita Cunha Farias Coordenadora Administrativa de Execução Penal (CAEP), a advogada Leilane Soares, representante da OAB-PB, membros das Polícias Penal e Militar da Paraíba, pastoral carcerária e um público expressivo.

Na solenidade, as falas dos convidados foram unânimes sobre a importância em se oportunizar tais atividades profissionalizantes e sobre o potencial positivo de impacto na vida dos reeducandos, sendo destacado o caráter terapêutico e a melhora da dieta para a unidade prisional.

O cultivo hidropônico faz parte do projeto "Hortas para a Liberdade" que foi implementado em colaboração entre a Secretaria da Administração Penitenciária, através da Gerência de Ressocialização, a Direção do Presídio de Sapé e a Vara de Execução Penal de Sapé (que financiou o equipamento).

Ascom-Seap/PB

Fotos: Lucas Bras