Governo do Estado através da Seap e parceiros conclui curso de Arte e Cidadania na cadeia de Pombal

publicado: 22/11/2021 16h36, última modificação: 22/11/2021 16h36
WhatsApp Image 2021-11-21 at 10.14.55.jpeg
WhatsApp Image 2021-11-19 at 14.47.14.jpeg
db4830fb-f1c0-43d0-aa90-f6273e6d58b4.jfif
f8a14f3d-ff7b-434b-a458-7ebfb7679022.jfif

O Governo do Estado, através da Secretaria da Administração Penitenciária (Seap) e parceiros, entregou certificados a 17 reeducandos da cadeia da cidade de Pombal. Os reeducandos concluíram o curso  “Arte e Cidadania”, ministrado pela ONG Centro de Educação Integral "Margarida Pereira da Silva (CEMAR), com o apoio da ESSOR BRASIL e AFD.

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH) também é parceira do Projeto através da Casa de Economia Solidária que vai comercializar as peças e a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Humano contribuiu com recursos. O curso foi articulado pela assistente social Cizia Romeu, que integra a Seap.

Na solenidade o gerente executivo do Sistema Penitenciário, Ronaldo Porfírio, representou o secretário Sérgio Fonseca. Em sua fala Ronaldo destacou que uma das principais missões da Secretaria da Administração Penitenciária é promover a reinserção social das pessoas privadas de liberdades e os egressos do sistema prisional. “Uma das demandas que o governador João Azevedo passou ao secretário Sérgio foi a ressocialização,  foi a reinserção do reeducando na sociedade para a gente tentar diminuir justamente a reincidência criminal”.

O Planejamento Estratégico da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap) tem investido em parcerias que resultam em boas práticas nas áreas de educação, trabalho e renda e assistência social, três importantes pilares da atual gestão como tem destacado o secretário Sérgio Fonseca.

O Curso, de acordo com o diretor da unidade prisional Giorgio José Barbosa Diniz consistiu na produção de peças em barro e também na formação cidadã de 17 alunos inscritos no projeto.

As peças produzidas estão disponíveis para venda e todo o valor será revertido para a família dos reeducandos, como também estarão recebendo encomendas pra produção de quaisquer itens tanto de decoração como de utilidade doméstica.

O evento contou ainda com a presença da Procuradora Federal do Trabalho Edilene Lins, o presidente da ESSOR BRASIL Frederic Barbotim, dos Presidentes da Câmara dos Vereadores de Cajazeirinhas e São Domingos, da Vereadora Pombalense Edinir Evaristo, da diretora do Hospital Regional de Pombal Kelvia Werton, dentre outras autoridades da sociedade civil de Pombal e região.

A direção da Cadeia Pública de Pombal agradece a todos os envolvidos nesse projeto que obteve resultados significativos. A cadeia contribuiu com a contrapartida em alimentação oferecida aos jovens durante o curso, instalações físicas e parte dos recursos humanos envolvidos na ação.

De acordo com a presidente do CEMAR, Francineide Vitoriano dos Santos, as famílias desses jovens também estão sendo beneficiadas. Dentre as atividades do projeto está o diagnóstico das realidades sociais e econômicas dessas famílias, além do acompanhamento e orientação psicossocial familiar através de visita domiciliares e plantões de atendimento. O prazo para a execução do projeto é de 12 meses, podendo ser renovado, alterado ou complementado livremente e formalmente pactuado entre as partes.

#Seap  #Ressocialização  #Cadeia de Pombal  #Artesanato em Argila  #CEMAR  #ESSOR BRASIL