Equipes de Saúde que atuam nas unidades prisionais aumentam de 11 para 23

publicado: 13/05/2021 13h07, última modificação: 13/05/2021 13h07

Uma das estratégias definidas no Planejamento Estratégico da Secretaria da Administração Penitenciária da Paraíba (Seap-PB) é ampliar o número de equipes de saúde que atuam nas unidades prisionais em atenção às pessoas privadas de liberdade, serviço também disponibilizado aos policiais penais. Os registros apontam que houve um aumento de 11 para 23 equipes de saúde, crescimento acima de 100%.

O secretário Sérgio Fonseca avalia que além da Seap evoluir nas áreas de educação e assistência social, também tem avançado no campo da saúde dos reeducandos. “As pessoas que cumprem pena perdem a liberdade mas não perdem os demais direitos de cidadão e a assistência à saúde é dos deveres do Estado e um dos direitos inclusive das pessoas privadas de liberdade”, portanto, estamos trabalhando, firmando parcerias com prefeituras para criar mais equipes de saúde” pontuou.

De acordo com a coordenadora de Saúde da Seap, Larissa Medeiros Machado, há três classificações de equipes que têm de cinco a dez profissionais. Os profissionais são: psicólogo, assistente social, cirurgião dentista, auxiliar de saúde bucal, técnico de enfermagem, psiquiatra e terapeuta ocupacional.

Existem atualmente nove equipes estaduais. Outras 14 equipes de saúde são municipalizadas, totalizando 23 equipes de profissionais. Na cidade de Campina Grande há duas equipes de saúde. Nas unidades prisionais de João Pessoa atuam hoje 50 profissionais, incluindo médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares.

Em Santa Rita atuam seis profissionais; Guarabira e Cajazeiras, sete; na equipe de Patos são seis. Há ainda equipes habilitadas em Conceição, Esperança, Itabaiana e Piancó.

Nas cidades de Belém, Bonito de Santa Fé e São José de Piranhas as equipes de saúde estão em processo de habilitação.

#Saúde

#Seap